• Facebook
  • Twitter
  • Instragram
  • Acessibilidade
  • Aumentar Fonte
  • Normalizar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Mapa do Site
  • Ativar Contraste
(11) 4812-9400 | 0800-770-4949 Faculdade
ISECAMP - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO

Geografia

ISECAMP

MISSÃO DO CURSO

O professor de Geografia formado pela ISECAMP deve apresentar uma postura ética, responsável e criativa frente aos desafios sociais e ao mercado de trabalho. Sua rica formação acadêmica permitirá na prática da docência, um sólido desempenho, bem estruturado teoricamente e sintonizado às necessidades sociais.
As habilidades que deverão ser adquiridas para o pleno exercício da docência em Geografia estão em consonância com a matriz curricular do curso de Licenciatura oferecido. Há um elenco de disciplinas que forma o futuro profissional para o exercício da docência. Essa formação já se inicia no ciclo básico, no ciclo específico e sedimenta-se com o Estágio Supervisionado, as Atividades Acadêmico – Científico - Culturais. A matriz curricular assegura uma visão sistêmica da Geografia, com habilidades e competências voltadas para uma participação ativa do futuro profissional na docência.
Nesse contexto o curso de licenciatura em Geografia deve garantir que seus egressos tenham uma sólida formação de conteúdos específicos e pedagógicos; uma formação geral envolvendo outros campos do conhecimento necessários ao exercício do magistério; uma formação pedagógica dirigida ao trabalho do professor; uma formação que possibilite tanto a vivência crítica da realidade do ensino básico como também a experimentação de novas propostas que considerem a evolução em cada área do conhecimento exigida pela sua habilitação; um comprometimento político com a equidade social; uma participação ativa e crítica nos destinos da sociedade.
Assim, o currículo do curso de licenciatura em Geografia está proposto, de maneira a desenvolver nos futuros profissionais da área do Ensino de Geografia uma visão abrangente do papel social da escola e do educador; a capacidade de expressar-se, escrita e oralmente, com clareza e precisão; a capacidade de aprendizagem continuada, sendo sua prática também fonte de produção de conhecimento; a capacidade de compreender, criticar e utilizar novas idéias e tecnologia; a capacidade de analisar e selecionar material didático e elaborar propostas alternativas; a capacidade de planejamento de cursos com criação e adaptação de propostas pedagógicas; a capacidade de relacionar vários campos da Ciência para elaborar propostas, resolver problemas e interpretar dados; a capacidade de trabalhar com conceitos abstratos na resolução de problemas; a capacidade de interpretação e representação gráfica e ter visão histórica e critica tanto no estado atual como nas várias fases de sua evolução.

HISTÓRICO

O curso de Geografia (Licenciatura) da ISECAMP (Faculdade Campo Limpo Paulista) foi implantado em 2006 e é ministrado no período noturno, e tem a duração mínima de 6 (seis) semestres. Ele inicialmente oferece a formação em Licenciatura.
Os conteúdos de Geografia estão distribuídos ao longo do curso. Além do conhecimento das disciplinas relacionadas ao curso o aluno também estuda disciplinas na área de educação, psicologia e libras atendendo a legislação vigente.
O aluno depois de formado poderá lecionar na rede pública e privada para o Ensino Fundamental e Médio.

OBJETIVO DO CURSO

O curso de Geografia (Licenciatura) deverá conduzir à formação de um professor atualizado, reflexivo, autônomo, investigador e produtor de conhecimento – adequadamente instrumentalizado para responder às necessidades emergentes do acelerado processo de mudanças sociais e culturais que marcam o início de uma nova era para a humanidade. Em outras palavras: desenvolver uma consciência crítica da realidade de atuação profissional; uma adequada fundamentação teórica que permita uma ação coerente e uma satisfatória instrumentalização técnica que possibilite uma ação eficaz, com compromisso ético e político, promovendo uma educação de qualidade.
O professor de Geografia formado pela ISECAMP deverá apresentar uma postura ética, responsável e criativa frente aos desafios sociais e ao mercado de trabalho. Sua rica formação acadêmica permitirá na prática da docência, um sólido desempenho, bem estruturado teoricamente e profundamente sintonizado às necessidades sociais. O professor deverá entender seu papel integrador e facilitador da aprendizagem, mostrando que os conhecimentos geográficos não se dissociam dos sociais, políticos, econômicos e culturais.

INFORMAÇÕES GERAIS

  • Duração do curso: 6 semestres
  • Período: Noturno
  • Número de vagas: 50
  • Mensalidade: R$302,48 *
  • Regime de matrícula por disciplina

* Valor com bolsa (as bolsas são concedidas com descontos a critério da classificação de único processo seletivo) e desconto para pagamento antecipado, para o ano letivo de 2017.

LINKS E ARQUIVOS PARA CONSULTA

Atividade Acadêmico-Científico-Cultural - AACC

Estágio

PERIÓDICOS DE GEOGRAFIA – PORTAL CAPES