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(11) 4812-9400 | 0800-770-4949 Graduação

Psicologia

Faccamp

MISSÃO DO CURSO

Como a preocupação do curso é com uma formação generalista, o objetivo precípuo é formar um profissional apto a atuar nas diversas áreas da psicologia. Portanto, o egresso deve apresentar um domínio básico de conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a investigação, análise, avaliação, prevenção, pesquisa e atuação em processos psicológicos e psicossociais, e na promoção da qualidade de vida.

São exemplos de áreas de atuação: instituições públicas e privadas, clínicas, hospitais, creches, asilos, organizações empresariais, jurídicas, organizações não governamentais (pastoral da criança, igrejas, associações de moradores etc.).

O curso de Psicologia objetiva desenvolver as competências e habilidades previstas pelo Núcleo Comum tais como:

  • a) apropriar-se do conhecimento científico construído pela Psicologia, compreendendo os múltiplos referenciais que procuram explicar os fenômenos psíquicos;
  • b) analisar o campo de atuação profissional e os desafios contemporâneos;
  • c) identificar e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas, instrumentos e procedimentos de coleta de dados adequados;
  • d) avaliar fenômenos psicológicos cognitivos, afetivos em diferentes contextos, realizando diagnóstico e avaliação de processos psicológicos individuais e grupais.

PERFIL DO EGRESSO

Como estabelece o artigo 3 das Diretrizes Curriculares Nacionais, o curso de graduação em Psicologia tem como meta central a formação do psicólogo voltada para

  1. a atuação profissional, para a pesquisa, assegurando uma formação orientada pelo desenvolvimento do conhecimento científico em Psicologia;
  2. pela compreensão dos múltiplos referenciais que procuram apreender a amplitude do fenômeno psicológico em sua amplitude e interface com os fenômenos biológicos e sociais, reconhecendo a diversidade de perspectivas teóricas que procuram compreender o ser humano e a interdeterminação das condições que produzem a subjetivação;
  3. pela possibilidade de atuação regida por princípios éticos, de modo a atuar em equipes, respeitando os companheiros de trabalho, as necessidades de sujeitos atendidos, promovendo a saúde individual e coletiva e colaborando para a organização de contextos educativos capazes de promover o desenvolvimento do sujeito.

Considerando a missão da Instituição associada ao desenvolvimento de educação superior regional e os princípios filosóficos e teórico-metodológicos, propõem-se os seguintes critérios ou elementos para definição não só do perfil dos egressos, como também no desenvolvimento de habilidades e competências, como:

  1. Perspectiva holística dos fenômenos;
  2. Visão interdisciplinar do mundo;
  3. Conhecimento técnico-científico em consonância com o que estabelecem as diretrizes curriculares do curso;
  4. Consciência ética;
  5. Consciência social;
  6. Capacidade analítica, visão crítica e competência para adquirir novos conhecimentos;
  7. Capacidade de comunicação oral e escrita;
  8. Habilidade para desenvolver trabalho em equipe e tomar decisões.

INFORMAÇÕES GERAIS

  • Duração do curso: 10 semestres
  • Período: Noturno
  • Número de vagas: 50
  • Regime de matrícula por disciplina
  • Mensalidade: R$646,00 *(noturno)

* Valor com bolsa (as bolsas são concedidas com descontos a critério da classificação de único processo seletivo) e desconto para pagamento antecipado, para o ano letivo de 2017.

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