• Flickr
  • WhatsApp
  • linkedin
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

 

 

Missão e Objetivos

Última atuatlização: 06/05/2019
Imagem capes

Desenvolver pesquisas que construam um conhecimento teórico e aplicado do processo de idealização, projeto, implementação e operação das micro e pequenas empresas (MPEs). Os aspectos centrais de estudo e pesquisa envolvem: estratégia de negócio, produção/operação, inovação tecnológica, recursos humanos, finanças e controladoria (contábil, tributária e fiscal), além de fatores determinantes na gestão das MPEs (fatores objetivos e subjetivos / características pessoais do empreendedor) e fatores institucionais e legais (política e legislação). As pesquisas e suas análises objetivam a compreensão dos processos de gestão das empresas brasileiras contemporâneas. Os pesquisadores do referido projeto de Mestrado mantêm e participam de grupos interdisciplinares de estudos organizacionais, programas e projetos permanentes de ensino aprovados institucionalmente, como mecanismo de sistematização e orientação nos estudos organizacionais pertinentes aos interesses de formação dos acadêmicos e desenvolvimento de profissionais que atuam junto às MPEs.

O programa busca continuamente maior proximidade e percepção dos desafios das MPEs, bem como maior inserção social, por intermédio de ações de apoio e serviços consultivos ofertados pelos docentes-pesquisadores à comunidade local de micro e pequenos empreendedores. Entre os serviços, destacam-se: Balcão do Empreendedor, serviço gratuito de apoio à MPE, disponibilizado e prestado pelos docentes do programa; agenda regular de cursos para elaboração de Plano de Negócio, objetivando capacitar empreendedores e futuros empreendedores nos fundamentos de estruturação de uma ideia de negócio com vista a processos de análise de viabilidade de novos produtos/serviços e instrumento de captação de recursos financeiros.

Área de Concentração: Gestão das Micro e Pequenas Empresas

Visa desenvolver estudos que construam um conhecimento teórico e aplicado do processo de idealização, projeto, implementação e operação das micro e pequenas empresas (MPEs). Os aspectos centrais de estudo e pesquisa envolvem: estratégia de negócio, produção/operação, inovação tecnológica, recursos humanos, finanças e controladoria (contábil, tributária e fiscal), fatores determinantes na gestão das MPEs (fatores objetivos e subjetivos / características pessoais do empreendedor), além de fatores institucionais e legais (política e legislação). Os estudos, as pesquisas e suas análises objetivam a compreensão dos processos de gestão das empresas brasileiras contemporâneas com destaque para a região de Jundiaí. Os pesquisadores do referido projeto de Mestrado mantêm um grupo interdisciplinar de estudos organizacionais, programa e projetos permanentes de ensino aprovados institucionalmente, como um mecanismo de sistematização e orientação nos estudos organizacionais pertinentes aos interesses de formação dos acadêmicos e desenvolvimento de profissionais que atuam junto às MPEs.

Competências do aluno egresso do programa

  • Domínio das especificidades relativas ao contexto das micro e pequenas empresas;
  • Capacidade de atuar ativamente no desenvolvimento e inovação das micro e pequenas empresas;
  • Competência e habilidade para desenvolver estudos e pesquisas no campo da gestão das micro e pequenas empresas;
  • Habilidade para atuar como docente no ensino superior voltado à administração.