• Flickr
  • WhatsApp
  • linkedin
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

 

 

Inserção Social do Programa

Última atuatlização: 22/02/2021

As interações dos docentes-pesquisadores e alunos do programa de mestrado em Administração com a sociedade ocorrem por diferentes ações, muitas delas estruturadas e vinculadas a disciplinas do programa. No âmbito regional destaca-se a ação de integração do corpo discente com a comunidade empresarial, promovendo a interação e troca de conhecimentos, onde empresários têm a oportunidade de adquirir conhecimentos de negócios e domínio de ferramentas de gestão e alunos do programa têm a oportunidade de vivenciar casos reais de empresas da região para consolidar o seu aprendizado. Um dos instrumentos para promover esta integração é o Workshop de Plano de Negócio realizado anualmente desde 2014, oferecido pelo programa de Mestrado Profissional em Administração de Empresas da UNIFAFCCAMP.

O workshop tem a intenção de favorecer o aprendizado e disseminação do conhecimento através da reunião de empresários da região com alunos do programa. A proposta é discutir temas relacionados com a estruturação de uma ideia de negócio, envolvendo todos os aspectos de um plano de negócio, da concepção do negócio à análise de sua viabilidade, passando pela descrição da empresa e do negócio, estratégia de entrada e de crescimento, produto/serviço e proposta de valor, estudo do mercado e características do público alvo, análise do ambiente, incluindo dados setoriais, principais concorrentes, legislação e condições macroeconômicas, equipe e estrutura organizacional, necessidades de operação, produção, logística e distribuição, parcerias estratégicas, modelo de negócio, aspectos financeiros e contábeis, projeções de resultados e balanço, estudo de viabilidade financeira, operacional e mercadológica, bem como plano de implantação.

Para sedimentar os conhecimentos adquiridos, os alunos precisam colocar estes fundamentos em prática e, para isso, empresários da região são convidados a participar do curso, sem custo, desde que tenham o interesse de desenvolver, durante o curso, uma ideia de negócio. A principal contribuição social do programa está na prestação de um serviço de alta qualificação técnica, acima de tudo, prático e aplicado pelos alunos do programa em conjunto com os empresários locais participantes.

Dessa forma, os alunos se beneficiam por aplicarem os conceitos na prática e, ao mesmo tempo, auxiliam a comunidade empresarial local, indo além do recebimento de um treinamento, mas uma assessoria para desenvolver seu plano de negócio. O programa tem duração de um trimestre, os trabalhos são desenvolvidos em duplas, composta por um aluno e um empresário, acompanhados por docentes-pesquisadores do programa de mestrado em Administração da UNIFAFCCAMP, especializado nos temas da linha de pesquisa Empreendedorismo e Desenvolvimento, que atua como mentor.

Vários foram os projetos desenvolvidos que podem ser consultados por ano:

+Projetos desenvolvidos em 2020 (08 projetos)

WPN 2020

Em 2020 foram desenvolvidos na disciplina oito projetos, sendo que três eram de empresas já existentes que buscavam planejar para crescer, ampliar sua linha de produtos ou mesmo se organizar de forma mais eficiente (Projetos 1, 2 e 3). Os demais estavam em fase de ideação, planejando iniciar as atividades no próximo ano. Tais iniciativas podem contribuir com a geração de empregos e o desenvolvimento econômico da região próxima ao Campo Limpo Paulista. Os projetos estão descritos a seguir:

  • Projeto 1: Go Vision (Empreendedor: Marcelo Bandoni dos Santos) – Empresa recente que está se organizando para crescer. Empresa de tecnologia e inovação que trabalha com conteúdo imersivo (realidade aumentada, por exemplo). Sediada na região de Campinas. Para conhecer mais: https://youtu.be/Oi5lVzI7kKE
  • Projeto 2: Sorelle Dark Kitchen (Empreendedora: Jaqueline Meneses Gomes) – Cozinha especializada para a entrega de comida típica nordestina em Jundiaí e região. Para conhecer mais: https://www.sorelledk.com.br
  • Projeto 3: Escritório Carvalho Ramos (Empreendedora: Adriana Martins Carvalho Ramos) – Escritório de contabilidade já em funcionamento na cidade de São Paulo que buscava ampliar sua carteira de clientes. Especialização: empresas de pequeno porte. Para conhecer mais: https://carvalhoramos.com.br/
  • Projeto 4: Ubuntu Hub (Empreendedora: Ana Flávia Silva Moura) – Plataforma virtual voltada a divulgação da prestação de serviços de empreendedores da comunidade afro. Empreendedora sediada em Itatiba.
  • Projeto 5: Marida de Aluguel (Empreendedores: Bruna Lopes e Sílvio Glauco Rosa) – Prestação de serviços de reparos e pequenas obras realizadas por profissionais do sexo feminino. Atenderá São Paulo capital e interior.
  • Projeto 6: Escritório auxílio vocacional, ainda sem nome (Empreendedor: Gabriel Albolea Basso) – Escritório voltado para o auxílio vocacional de jovens. Estará sediado na região de Jundiaí, mas atenderá virtualmente todo o Brasil.
  • Projeto 7: Amazone (Empreendedora: Edisângela Lins de Lima) – Exportação de produtos (moda e acessórios) que incluem elementos da região amazônica (sementes, por exemplo). Estará sediada em Jundiaí.
  • Projeto 8: Magic Experience (Empreendedora: Erika Miguel de Jesus) – Negócio B2B que vai trabalhar em formato home-office. Será uma empresa de consultoria voltada ao desenvolvimento de roteiros turísticos, sendo que a empreendedora está sediada em Jundiaí. Começará suas atividades em 2021 com o apoio do SEBRAE.

+Projetos desenvolvidos em 2019 (08 projetos)

Em 2019 foram desenvolvidos na disciplina oito projetos: quatro já estavam em andamento e buscavam planejar para crescer, um deles se tornou realidade durante o workshop e os três demais estavam em fase de ideação, planejando iniciar as atividades no próximo ano. Tais iniciativas podem contribuir com a geração de empregos e o desenvolvimento econômico da região próxima ao Campo Limpo Paulista. Os projetos estão descritos a seguir:

  • Projeto 1: CRP Comércio de Extintores (Empreendedora: Gisele dos Santos Simplicio Ramos) – Comércio de extintores de incêndio e serviços relacionados estabelecido em Campo Limpo Paulista.
  • Projeto 2: Café com prosa (Empreendedora: Isabel Frattesi) – Cafeteria na cidade de Campo Limpo Paulista.
  • Projeto 3: Inanna Cosmetologia e Saboaria Natural (Empreendedora: Júlia Castelli Castro) – Produção de cosméticos naturais, na região de Jundiaí.
  • Projeto 4: Chocolates & Emoções (Empreendedora: Kátia Luanna Ananias) – Chocolates artesanais, na região de Jundiaí.
  • Projeto 5: Empório Gerezim (Empreendedores: Patrícia da Cunha Lima e Marcelo Mendes) – Empório de massas e afins, na região de Jundiaí.
  • Projeto 6: California School (Empreendedor: Regis dos Santos Simplício) – Escola de Inglês com metodologia inovadora, em Campo Limpo Paulista.
  • Projeto 7: Maison de moda feminina (Empreendedora: Maria Cristina Pitocco) – Loja de vestuário e acessórios femininos a ser inaugurada na cidade de Bragança Paulista.
  • Projeto 8: ADL Printers (Empreendedor: Diego Marques Lial) – Serviços para copiadoras e impressoras, em Campo Limpo Paulista.

+Projetos desenvolvidos em 2018 (12 projetos)

Em 2018 foram desenvolvidos na disciplina doze projetos: seis já estavam em andamento e buscavam planejar para crescer, dois deles se tornaram realidade durante o workshop e os demais estão em fase de teste e pesquisa de mercado, planejando iniciar as atividades no próximo ano. Tais iniciativas podem contribuir com a geração de empregos e o desenvolvimento econômico da região próxima ao Campo Limpo Paulista. Os projetos estão descritos a seguir:

  • Projeto 1: Coroale (Empreendedoras: Lucimara Marinelli e Raquel Muniz) – Grife de moda feminina na região de Jundiaí.
  • Projeto 2: Coaching para Bancários (Empreendedora: Sheila Fernandes) – Consultoria especializada em coaching e mentoria para bancários, em Jundiaí.
  • Projeto 3: Home & Shower Produtos Artesanais (Empreendedora: Marcélia Lais Ferraz) – Produtos Artesanais para Ambiente e Cuidados com o Corpo. Localizada em Jundiaí. Site: http://www.homeshower.com.br/sobre
  • Projeto 4: Novo Rumo na Advocacia Cleber Bernardi (Empreendedor: Cleber Bernardi) – Escritório de Advocacia, em Valinhos. Site: https://www.cleberbernardi.com/
  • Projeto 5: Evandro Auto Mecânica (Empreendedor: Evandro Luis dos Santos) – Oficina Mecânica no centro de Jarinu.
  • Projeto 6: La Matrice Antepastos (Empreendedora: Silvia Della Matrice) – Antepastos Premium, empreendedora estabelecida em Jundiaí, mas o produto pode ser distribuído em outras regiões.
  • Projeto 7: Focinho Gelado (Empreendedora: Nacy Vian da Silva) - Empresa especializada em dietas para cães, em Jundiaí. Site: http://www.focinhogelado.com/
  • Projeto 8: Clínica Maryeli Oliveira (Empreendedora: Maryeli Oliveira) – Clínica de fisioterapia, ainda em projeto, em Jundiaí.
  • Projeto 9: Estojaria (Empreendedor: Hélio Rodrigues Santos) – Estojos para fones de ouvido, em fase de desenvolvimento do produto, empreendedor estabelecido em São Paulo.
  • Projeto 10: RMA Manutenção e Automação (Empreendedor: Thales Renan Ruzza) – Serviços elétricos de automação e afins, em Jundiaí. Site: http://rmaautomacao.com.br/
  • Projeto 11: Joynt Quiropraxia (Empreendedor: Reginaldo Oriel Correia) – Consultoria de quiropraxia, em Jundiaí, podendo se estender para outras regiões. Site: http://www.joynt.com.br/contato
  • Projeto 12: Clínica de Fisioterapia Gabriela Amaral (Empreendedora: Gabriela Amaral Rodrigues) - Clínica de fisioterapia, ainda em projeto, em Jundiaí.

+Projetos desenvolvidos em 2017 (09 projetos)

Em 2017 foram desenvolvidos na disciplina nove projetos: três já estavam em andamento e buscavam planejar para crescer, um deles se tornou realidade no término da disciplina, outro está em fase de teste e mais um deve iniciar suas atividades em 2018, contribuindo para a geração de empregos e o desenvolvimento econômico de Campo Limpo Paulista e região. Os projetos estão descritos a seguir:

  • Projeto 1: Cozinha Santa Maria (Emerson e Sandra Furlan) – Comércio de refeições congeladas e marmitex em Itatiba.
  • Projeto 2: Maça Verde (Vitor Andrade Magalhães) – Restaurante e delivery de alimentação saudável, aliada à espaço do co-working, em Jundiaí.
  • Projeto 3: Esmalteria (Elaine de Cássia Oliveira) – Venda de produtos de cutelaria no Campo Limpo Paulista.
  • Projeto 4: Shizue.com (Fabiana Shizue Yamada) – Empreendedora na área de ilustração.
  • Projeto 5: Tecidos online (Sandra Melo Pereira) – Venda de tecidos pela internet via marketplace ou outras mídias.
  • Projeto 6: Biker Clothes Kustom (Ruann Oliveira Francisco) – Vestuário e acessórios customizados para motociclista vintage e old school.
  • Projeto 7: Fábrica de produtos (Tiago Lenktaitis) – Fabricação de produtos utilizando refugo de outro processo produtivo.
  • Projeto 8: Studio 60 (Valmir Rodrigues da Silva) – Serralheria artística em Jundiaí, com produtos diferenciados em ferro e madeira.
  • Projeto 9: Fit Pack Control (Romulo Prezotto) – Novas embalagens com tampa dosadora para filmes flexíveis de polietileno.

+Projetos desenvolvidos em 2016 (06 projetos)

Em 2016 foram desenvolvidos na disciplina seis projetos:

  • Projeto 1: Nutriphysical (Carlos Aléssio Santos) – Fábrica de aplicativos para pessoas que querem conciliar atividade física com alimentação saudável.
  • Projeto 2: Família Zuntinis (Ivo Zuntini) – Rotisseria que funciona como restaurante à noite.
  • Projeto 3: Unika Negócios e Logística (Rogério Bertuci) – Empresa de serviços de consultoria logística e transportes de cargas.
  • Projeto 4: Your Style (Matheus Alarsa) – Indústria e comércio de produtos personalizados.
  • Projeto 5: Café New York (Vládia Cordeiro) – Café a ser instalado dentro das dependências da Havan em Jundiaí.
  • Projeto 6: Demario Assessoria Empresarial (Roberto Demario) – Prestação de serviços de assessoria para implantação de instalações industriais químicas e formulação química.

+Projetos desenvolvidos em 2015 (07 projetos)

No ano de 2015 sete projetos de negócio foram desenvolvidos, sendo que três deles efetivamente saíram do papel e se tornaram realidade, contribuindo para a geração de empregos e o desenvolvimento econômico de Campo Limpo Paulista e região. Os projetos estão descritos a seguir:

  • Projeto 1: MS Accounting (Márcia Cristina de Souza) – Empresa de consultoria especializada em atendimento de pequenos e médios negócios na área tributária e contábil.
  • Projeto 2: CCR Correias a vácuo (Celmo Caldeira Ribeiro) – Produção e distribuição de correias de tração para equipamentos fabris, com especialização em correias a vácuo.
  • Projeto 3: Eleven Skateboard (Adriana Santos Comitre) – Produção de shapes de skates e comercialização e distribuição de acessórios e moda para praticantes de skate.
  • Projeto 4: SGO Equipamentos (Sergio Luis de Oliveira) – Empresa especializada em instalação de equipamentos de movimentação de cargas e importação e comercialização de talhas para movimentação de cargas.
  • Projeto 5: Meta & Ação (Kely Cristina Gonçalves dos Santos) – Consultoria em planejamento de instalação de consultórios para psicólogos e treinamento em gestão de negócios.
  • Projeto 6: DKS Calderaria (Suelen Cristina Ramos) – Prestação de serviços de engenharia para elaboração e execução de projetos de caldeiraria para siderúrgicas, fundições e metalúrgicas.
  • Projeto 7: Sweet Manu (Manuela Jacomini) – Confeitaria de brigadeiros e bolos caseiros a ser instalada em Campo Limpo Paulista para atender no varejo e encomendas de festas.

+Projetos desenvolvidos em 2014 (10 projetos)

No ano de 2014 dez projetos de negócio foram desenvolvidos, sendo que três deles efetivamente saíram do papel e se tornaram realidade, contribuindo para a geração de empregos e o desenvolvimento econômico de Campo Limpo Paulista e região. Os projetos estão descritos a seguir:

  • Projeto 1: Ginger Modas (Sandra Maria Anselmo Aidar) – Loja na Oscar Freire, em São Paulo, para atender à necessidade por lingerie para mulheres de classe média que trabalham na região.
  • Projeto 2: SOS Secretária (Sônia Aparecida Juvenal) – Serviço de assessoria a secretarias acadêmicas na elaboração de projetos para o MEC e para professores para a atualização de currículo Lattes.
  • Projeto 3: Cantares Produções (Willian Thiago Lima Caetano) – Serviço de produção de peças musicais e teatrais com especialização na captação de fundos públicos e privados baseados na lei Rouanet de incentivos fiscais.
  • Projeto 4: Bem Bom (Daniel Messias) – Película plástica para envolvimento de sapatos de motociclistas para a proteção em viagem, principalmente em dias de chuva.
  • Projeto 5: Eco DX (Vanderlete Faustino) – Recicladora especializada em matérias com componentes eletrônicos para extração e revenda de materiais raros.
  • Projeto 6: Catatrade (Ricardo Dopler) – Serviço de atendimento a universidades e institutos de pesquisa para realizar acordos de cooperação com instituições alemãs para projetos de pesquisa em conjunto.
  • Projeto 7: King Pizzas (Fernando Henique Pellegrini) - Pizzaria e esfiaria delivery para um bairro na região de Jundiaí. (Aberto e em funcionamento)
  • Projeto 8: Oxfree (Dante Thomas Jefferson Pantiga) – Empresa de fabricação, distribuição e comercialização de equipamentos para prevenção de corrosão para os mais diversos usos. (Aberto e em funcionamento)
  • Projeto 9: Idiomas Club (Francisco Correa) – Escola de idiomas em regime de imersão em sítio, modelo interacionista, para empresas, na região de Varginha e Sul de Minas.
  • Projeto 10: People Idiomas (Emerson Bueno) – Franquia de escola de idiomas e informática na cidade de Jundiaí. (Aberto e em funcionamento).