• linkedin
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

 

 

Inserção Social do Programa

Última atuatlização: 19/12/2018

As interações dos docentes-pesquisadores e alunos do programa de mestrado em Administração com a sociedade ocorrem por diferentes ações, muitas delas estruturadas e vinculadas a disciplinas do programa. No âmbito regional destaca-se a ação de integração do corpo discente com a comunidade empresarial, promovendo a interação e troca de conhecimentos, onde empresários têm a oportunidade de adquirir conhecimentos de negócios e domínio de ferramentas de gestão e alunos do programa têm a oportunidade de vivenciar casos reais de empresas da região para consolidar o seu aprendizado. Um dos instrumentos para promover esta integração é o Workshop de Plano de Negócio realizado semestralmente desde 2013, oferecido pelo programa de Mestrado Profissional em Administração de Empresas da UNIFAFCCAMP.

O workshop tem a intenção de favorecer o aprendizado e disseminação do conhecimento através da reunião de empresários da região com alunos do programa. A proposta é discutir temas relacionados com a estruturação de uma ideia de negócio, envolvendo todos os aspectos de um plano de negócio, da concepção do negócio à análise de sua viabilidade, passando pela descrição da empresa e do negócio, estratégia de entrada e de crescimento, produto/serviço e proposta de valor, estudo do mercado e características do público alvo, análise do ambiente, incluindo dados setoriais, principais concorrentes, legislação e condições macroeconômicas, equipe e estrutura organizacional, necessidades de operação, produção, logística e distribuição, parcerias estratégicas, modelo de negócio, aspectos financeiros e contábeis, projeções de resultados e balanço, estudo de viabilidade financeira, operacional e mercadológica, bem como plano de implantação.

Para sedimentar os conhecimentos adquiridos, os alunos precisam colocar estes fundamentos em prática e, para isso, empresários da região são convidados a participar do curso, sem custo, desde que tenham o interesse de desenvolver, durante o curso, uma ideia de negócio. A principal contribuição social do programa está na prestação de um serviço de alta qualificação técnica, acima de tudo, prático e aplicado pelos alunos do programa em conjunto com os empresários locais participantes.

Dessa forma, os alunos se beneficiam por aplicarem os conceitos na prática e, ao mesmo tempo, auxiliam a comunidade empresarial local, indo além do recebimento de um treinamento, mas uma assessoria para desenvolver seu plano de negócio. O programa tem duração de um trimestre, os trabalhos são desenvolvidos em duplas, composta por um aluno e um empresário, acompanhados por docentes-pesquisadores do programa de mestrado em Administração da UNIFAFCCAMP, especializado nos temas da linha de pesquisa Empreendedorismo e Desenvolvimento, que atua como mentor.

Vários foram os projetos desenvolvidos que podem ser consultados por ano:

+Projetos desenvolvidos em 2018 (12 projetos)

Em 2018 foram desenvolvidos na disciplina doze projetos: seis já estavam em andamento e buscavam planejar para crescer, dois deles se tornaram realidade durante o workshop e os demais estão em fase de teste e pesquisa de mercado, planejando iniciar as atividades no próximo ano. Tais iniciativas podem contribuir com a geração de empregos e o desenvolvimento econômico da região próxima ao Campo Limpo Paulista. Os projetos estão descritos a seguir:

  • Projeto 1: Coroale (Empreendedoras: Lucimara Marinelli e Raquel Muniz) – Grife de moda feminina na região de Jundiaí.
  • Projeto 2: Coaching para Bancários (Empreendedora: Sheila Fernandes) – Consultoria especializada em coaching e mentoria para bancários, em Jundiaí.
  • Projeto 3: Home & Shower Produtos Artesanais (Empreendedora: Marcélia Lais Ferraz) – Produtos Artesanais para Ambiente e Cuidados com o Corpo. Localizada em Jundiaí. Site: http://www.homeshower.com.br/sobre
  • Projeto 4: Novo Rumo na Advocacia Cleber Bernardi (Empreendedor: Cleber Bernardi) – Escritório de Advocacia, em Valinhos. Site: https://www.cleberbernardi.com/
  • Projeto 5: Evandro Auto Mecânica (Empreendedor: Evandro Luis dos Santos) – Oficina Mecânica no centro de Jarinu.
  • Projeto 6: La Matrice Antepastos (Empreendedora: Silvia Della Matrice) – Antepastos Premium, empreendedora estabelecida em Jundiaí, mas o produto pode ser distribuído em outras regiões.
  • Projeto 7: Focinho Gelado (Empreendedora: Nacy Vian da Silva) - Empresa especializada em dietas para cães, em Jundiaí. Site: http://www.focinhogelado.com/
  • Projeto 8: Clínica Maryeli Oliveira (Empreendedora: Maryeli Oliveira) – Clínica de fisioterapia, ainda em projeto, em Jundiaí.
  • Projeto 9: Estojaria (Empreendedor: Hélio Rodrigues Santos) – Estojos para fones de ouvido, em fase de desenvolvimento do produto, empreendedor estabelecido em São Paulo.
  • Projeto 10: RMA Manutenção e Automação (Empreendedor: Thales Renan Ruzza) – Serviços elétricos de automação e afins, em Jundiaí. Site: http://rmaautomacao.com.br/
  • Projeto 11: Joynt Quiropraxia (Empreendedor: Reginaldo Oriel Correia) – Consultoria de quiropraxia, em Jundiaí, podendo se estender para outras regiões. Site: http://www.joynt.com.br/contato
  • Projeto 12: Clínica de Fisioterapia Gabriela Amaral (Empreendedora: Gabriela Amaral Rodrigues) - Clínica de fisioterapia, ainda em projeto, em Jundiaí.

+Projetos desenvolvidos em 2017 (09 projetos)

Em 2017 foram desenvolvidos na disciplina nove projetos: três já estavam em andamento e buscavam planejar para crescer, um deles se tornou realidade no término da disciplina, outro está em fase de teste e mais um deve iniciar suas atividades em 2018, contribuindo para a geração de empregos e o desenvolvimento econômico de Campo Limpo Paulista e região. Os projetos estão descritos a seguir:

  • Projeto 1: Cozinha Santa Maria (Emerson e Sandra Furlan) – Comércio de refeições congeladas e marmitex em Itatiba.
  • Projeto 2: Maça Verde (Vitor Andrade Magalhães) – Restaurante e delivery de alimentação saudável, aliada à espaço do co-working, em Jundiaí.
  • Projeto 3: Esmalteria (Elaine de Cássia Oliveira) – Venda de produtos de cutelaria no Campo Limpo Paulista.
  • Projeto 4: Shizue.com (Fabiana Shizue Yamada) – Empreendedora na área de ilustração.
  • Projeto 5: Tecidos online (Sandra Melo Pereira) – Venda de tecidos pela internet via marketplace ou outras mídias.
  • Projeto 6: Biker Clothes Kustom (Ruann Oliveira Francisco) – Vestuário e acessórios customizados para motociclista vintage e old school.
  • Projeto 7: Fábrica de produtos (Tiago Lenktaitis) – Fabricação de produtos utilizando refugo de outro processo produtivo.
  • Projeto 8: Studio 60 (Valmir Rodrigues da Silva) – Serralheria artística em Jundiaí, com produtos diferenciados em ferro e madeira.
  • Projeto 9: Fit Pack Control (Romulo Prezotto) – Novas embalagens com tampa dosadora para filmes flexíveis de polietileno.

+Projetos desenvolvidos em 2016 (06 projetos)

Em 2016 foram desenvolvidos na disciplina seis projetos:

  • Projeto 1: Nutriphysical (Carlos Aléssio Santos) – Fábrica de aplicativos para pessoas que querem conciliar atividade física com alimentação saudável.
  • Projeto 2: Família Zuntinis (Ivo Zuntini) – Rotisseria que funciona como restaurante à noite.
  • Projeto 3: Unika Negócios e Logística (Rogério Bertuci) – Empresa de serviços de consultoria logística e transportes de cargas.
  • Projeto 4: Your Style (Matheus Alarsa) – Indústria e comércio de produtos personalizados.
  • Projeto 5: Café New York (Vládia Cordeiro) – Café a ser instalado dentro das dependências da Havan em Jundiaí.
  • Projeto 6: Demario Assessoria Empresarial (Roberto Demario) – Prestação de serviços de assessoria para implantação de instalações industriais químicas e formulação química.

+Projetos desenvolvidos em 2015 (07 projetos)

No ano de 2015 sete projetos de negócio foram desenvolvidos, sendo que três deles efetivamente saíram do papel e se tornaram realidade, contribuindo para a geração de empregos e o desenvolvimento econômico de Campo Limpo Paulista e região. Os projetos estão descritos a seguir:

  • Projeto 1: MS Accounting (Márcia Cristina de Souza) – Empresa de consultoria especializada em atendimento de pequenos e médios negócios na área tributária e contábil.
  • Projeto 2: CCR Correias a vácuo (Celmo Caldeira Ribeiro) – Produção e distribuição de correias de tração para equipamentos fabris, com especialização em correias a vácuo.
  • Projeto 3: Eleven Skateboard (Adriana Santos Comitre) – Produção de shapes de skates e comercialização e distribuição de acessórios e moda para praticantes de skate.
  • Projeto 4: SGO Equipamentos (Sergio Luis de Oliveira) – Empresa especializada em instalação de equipamentos de movimentação de cargas e importação e comercialização de talhas para movimentação de cargas.
  • Projeto 5: Meta & Ação (Kely Cristina Gonçalves dos Santos) – Consultoria em planejamento de instalação de consultórios para psicólogos e treinamento em gestão de negócios.
  • Projeto 6: DKS Calderaria (Suelen Cristina Ramos) – Prestação de serviços de engenharia para elaboração e execução de projetos de caldeiraria para siderúrgicas, fundições e metalúrgicas.
  • Projeto 7: Sweet Manu (Manuela Jacomini) – Confeitaria de brigadeiros e bolos caseiros a ser instalada em Campo Limpo Paulista para atender no varejo e encomendas de festas.

+Projetos desenvolvidos em 2014 (10 projetos)

No ano de 2014 dez projetos de negócio foram desenvolvidos, sendo que três deles efetivamente saíram do papel e se tornaram realidade, contribuindo para a geração de empregos e o desenvolvimento econômico de Campo Limpo Paulista e região. Os projetos estão descritos a seguir:

  • Projeto 1: Ginger Modas (Sandra Maria Anselmo Aidar) – Loja na Oscar Freire, em São Paulo, para atender à necessidade por lingerie para mulheres de classe média que trabalham na região.
  • Projeto 2: SOS Secretária (Sônia Aparecida Juvenal) – Serviço de assessoria a secretarias acadêmicas na elaboração de projetos para o MEC e para professores para a atualização de currículo Lattes.
  • Projeto 3: Cantares Produções (Willian Thiago Lima Caetano) – Serviço de produção de peças musicais e teatrais com especialização na captação de fundos públicos e privados baseados na lei Rouanet de incentivos fiscais.
  • Projeto 4: Bem Bom (Daniel Messias) – Película plástica para envolvimento de sapatos de motociclistas para a proteção em viagem, principalmente em dias de chuva.
  • Projeto 5: Eco DX (Vanderlete Faustino) – Recicladora especializada em matérias com componentes eletrônicos para extração e revenda de materiais raros.
  • Projeto 6: Catatrade (Ricardo Dopler) – Serviço de atendimento a universidades e institutos de pesquisa para realizar acordos de cooperação com instituições alemãs para projetos de pesquisa em conjunto.
  • Projeto 7: King Pizzas (Fernando Henique Pellegrini) - Pizzaria e esfiaria delivery para um bairro na região de Jundiaí. (Aberto e em funcionamento)
  • Projeto 8: Oxfree (Dante Thomas Jefferson Pantiga) – Empresa de fabricação, distribuição e comercialização de equipamentos para prevenção de corrosão para os mais diversos usos. (Aberto e em funcionamento)
  • Projeto 9: Idiomas Club (Francisco Correa) – Escola de idiomas em regime de imersão em sítio, modelo interacionista, para empresas, na região de Varginha e Sul de Minas.
  • Projeto 10: People Idiomas (Emerson Bueno) – Franquia de escola de idiomas e informática na cidade de Jundiaí. (Aberto e em funcionamento).