Vestibular
WhatsApp

 

 

Vestibulares - Inscrições

Fisioterapia

Faccamp

Missão do Curso

A Missão do curso de Fisioterapia da UNIFACCAMP é proporcionar ao nosso Discente de Fisioterapia uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Qualificar este Profissional para o exercício da Fisioterapia, com base no rigor científico, tecnológico e intelectual, alicerçado em princípios éticos. Formar o profissional capaz de diagnosticar, recuperar pacientes com distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, trabalhar a prevenção de agravos e a promoção da saúde. Capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano. Prestar serviços de atenção à saúde, ter liderança, ser administrador e buscar a educação continuada. Outro objetivo é que este profissional de Fisioterapia seja capacitado a buscar estratégias que impactem na condição de saúde da comunidade, desenvolvimento ações de promoção da saúde, bem como colaborar com as atividades de procedimentos estratégicos em todos os níveis organizacionais de saúde, por meio da aplicação dos conhecimentos científicos e humanísticos, obtidos durante sua formação.

Histórico do Curso

O curso iniciou-se a partir de uma Missão inovadora da Instituição em fortalecer os cursos de saúde na região. Para tanto, o curso foi concebido atendendo o que é de mais atual na formação do ensino da Fisioterapia.
Este curso inovador só foi possível graças à equipe de docentes Mestres e Doutores altamente qualificados e com perfis multidisciplinares. Mestres que interagem sempre com seus Discentes, transmitindo conhecimentos profissionais, confiabilidade e proporcionando crescimento mútuo.
O curso conta com diversas atividades acadêmicas, como liga de educação em saúde, semana de cursos, programa institucional de iniciação científica, também conta com um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e um ambulatório de acupuntura, na qual oferece tratamento gratuito à comunidade.

Áreas de Atuação

O exercício profissional da Fisioterapia se pauta nos determinantes de saúde individual e coletiva, com base no perfil epidemiológico da população e da Legislação Profissional vigente no país.

Na Área da Assistência:

Uma vez formado, o profissional poderá atuar nos diversos locais, como: Núcleo de Apoio da Saúde da Família - NASF; Política de Saúde da Família - PSF; Consultórios particulares; Hospitais, Postos de Saúde e outras Unidades de Saúde; Casas de repouso e instituições de longa permanência; Creche, Clubes, Balneários; Centros de Reabilitação, outras empresas públicas, privadas e filantrópicas, promovendo a saúde, a qualidade de vida, prevenindo e tratando as alterações patológicas e cinético-funcionais.

Na Área da Pesquisa:

Elabora e executa projetos de pesquisa e ou extensão, individual ou em parceria com outros profissionais. Participa de projetos e execução de pesquisa em qualquer área social.

Na área da Administração:

Coordena o processo de trabalho da equipe de Fisioterapia. Participa do planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de Fisioterapia. Gerencia órgãos de saúde integrantes da estrutura básica de instituição pública ou privada. Assessoraequipes de trabalho em assuntos de saúde e de fisioterapia. Participade consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de fisioterapia.

Na área do Ensino:

Ministra programas de saúde nos níveis de ensino fundamental e médio. E exerce docência no ensino superior em qualquer disciplina constante do currículo de sua formação profissional após obter título de especialista. Participa de programas de pós-graduação. Elabora, executa programas de educação continuada. Promove treinamento em serviço para equipe de Fisioterapia e profissionais de saúde.

Perfil do Profissional de Fisioterapia:

O Fisioterapeuta desenvolve atividades técnico-científicas da fisioterapia nas áreas de Assistência, Administração, Ensino e Pesquisa, no âmbito sócio-político e cultural. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos das ciências biológicas e da saúde, das ciências sociais e humanas, dos conhecimentos fisioterapêuticos e biotecnológicos de maneira integrada.

Especialidades

O Fisioterapeuta pode se especializar em: Fisioterapia em acupuntura, Fisioterapia aquática, Fisioterapia cardiovascular, Fisioterapia dermatofuncional, Fisioterapia esportiva, Fisioterapia do trabalho, Fisioterapia neurofuncional, Fisioterapia em oncologia, Fisioterapia respiratória, Fisioterapia traumato-ortopédica, Fisioterapia em osteopatia, Fisioterapia em quiropraxia, Fisioterapia em saúde da mulher e Fisioterapia em terapia intensiva.

Informações Gerais

  • Duração do curso: 8 semestres
  • Período: Noturno
  • Curso com pré-aula: 18h30 - 19h10
  • Número de vagas: 40
  • Mensalidade: R$ 791,73 *
  • Regime de matrícula por disciplina

* Valores para ingressantes 2019 ( já com o desconto de vestibular + pagamento antecipado das mensalidades).

Atividades Complementares

Links e Arquivos para Consulta

Formulário de Inscrição