Vestibular
  •  
  • Flickr
  • WhatsApp
  • linkedin
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Centro Universitário Campo Limpo Paulista

 

 

Fique por dentro

fique por dentro - GEOGRAFIA

Campo Limpo Paulista 11/12/2020

Aluno de Geografia apresenta iniciação científica

Gustavo Freitas elaborou o trabalho sobre "O crescimento desordenado da população e ocupação em Francisco Morato – SP", e recebeu orientações da professora Patrícia Martinelli

O trabalho foi a apresentado na Unifaccamp e elogiado por doutores especialistas da área de risco

A iniciação científica tem como base uma pesquisa completa e é uma grande etapa na formação acadêmica do estudante. O tema escolhido por Gustavo Freitas, aluno de Geografia, foi: “O crescimento desordenado da população e ocupação em Francisco Morato – SP".

A hipótese foi de que o aumento populacional na cidade fez com que os casos de acidentes hídricos (desbarrancamento, alagamento e enxurradas) aumentassem também, e a pesquisa foi validada através de dados que foram coletados na defesa civil. O trabalho durou cerca de um ano - teve início em abril de 2019, com um relatório parcial que foi entregue em junho, e a apresentação foi em dezembro.

O convite para a iniciação ocorreu através da professora Patrícia Martinelli, os temas foram surgindo, e foi aí que tudo começou, conta Gustavo, que saia para pesquisar, e percebia que o desenvolvimento foi ficando mais fácil através de uma parceria com a Defesa Civil. O aluno até fez um curso sobre Riscos Hidrológicos.

“Eu li muitos documentos na defesa civil, durante uns oito meses eu comparecia lá de três a cinco vezes na semana. Eu lia as fichas de ocorrência e interdições, no total foram mais de 600 fichas”, conta o estudante.

Depois de ler cada ficha, ele anotava a quantidade de casos, bairro, motivo da ocorrência ou interdição, e o mês que aconteceu, para poder relacionar com as épocas de chuvas. A orientadora ajudou em boa parte do projeto. Gráficos foram criados, assim como um mapa mostrando os casos em satélite para ver a mancha urbana.

“Apresentei na Unifaccamp e fiquei feliz porque fui elogiado por diversos profissionais da área e doutores especialistas da área de riscos. Pretendo trabalhar essa pesquisa quando ingressar no mestrado”, se emociona Gustavo.

Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Reprodução