Vestibular
  •  
  • Flickr
  • WhatsApp
  • linkedin
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Centro Universitário Campo Limpo Paulista

 

 

Fique por dentro

fique por dentro - INSTITUCIONAL

Campo Limpo Paulista 12/11/2019

No estádio, Unifaccamp promove a 3° Feira da Saúde

Evento foi em parceria com a prefeitura e contou com diversas ações e atividades informativas, além de práticas de prevenção ao câncer de mama e outras tantas doenças;

Os visitantes realizaram práticas que ajudavam a manter a saúde e bem-estar do corpo humano

Já se tornando uma tradição na Unifaccamp, a Feira da Saúde teve sua terceira edição, mais uma vez em parceria com a Prefeitura de Campo Limpo Paulista. Desta vez, ela ocorreu junto com um evento esportivo do “Outubro Rosa”, no Complexo Esportivo Nenezão, na noite de quinta-feira, 31 de outubro.

Diversos estudantes da área da Saúde montaram estandes para divulgar informações dos mais variados assuntos, com panfletos, brindes ou atividades práticas.

"Os conhecimentos passados eram de utilidade pública, dicas e cuidados diários que podem evitar vários problemas", conta Rosemeire de Melo, do 1° semestre de Enfermagem, que falou a respeito do pé diabético e criou um site sobre. “Seguindo alguns passos, é possível evitar em cerca de 70% a amputação. Por isso, estamos fazendo o teste de sensibilidade e orientando todos.”

Práticas alternativas e terapias complementares também foram divulgadas, como a aromaterapia, Reiki e a fitoterapia. Os alunos entregaram amostras de plantas e mudas, e encantaram quem passou pelo local.

Os alunos montaram vários estandes no local
O prefeito Japim Andrade também estava presente

Agitando o pessoal, o curso de Educação Física deu orientações sobre o sedentarismo, como exercícios que atuam no sistema nervoso, esclerose múltipla, e também montou um palco para aulas de ritmos, além de alongamentos e aulas de step como preparação para atividades mais pesadas.

O prefeito Dr. Japim Andrade conta que a parceria com a Unifaccamp já vem dando resultado há tempo. “Quando se faz uma feira dessa é muito importante que todos participem> Nós temos orgulho dos alunos e gostamos de ver as pessoas se cuidando.”

Além do conhecimento científico, cada um dos grupos que apresentou trabalhos levou elementos visuais e práticos para facilitar a interação e o entendimento de todos, como banners, réplicas de partes do corpo humano e jogos.

Para verificar a saúde dos visitantes, avaliações estavam sendo feitas, sobre tipos de pele, aferição de pressão, pressão arterial, índice de massa corporal, testes de coluna, de ansiedade e depressão, além de uma oficina de relaxamento e também de primeiros socorros.

A prevenção contra o câncer de mama também foi feita
Os alunos ofereceram a aferição de pressão

Andria Durães, de 18 anos, estava presente na Feira. “Aprendi sobre massagens que ajudam a aliviar dores nos pés, achei super-bacana, pois não entendia do assunto. Outra barraca que me chamou atenção foi a dos chás, onde vi que cada tipo de chá tem uma função no corpo e contribui para nosso bem estar.”

Para ter um feedback e analisar o que as pessoas absorveram na noite, alguns discentes prepararam um questionário online no estilo “pesquisa de satisfação”, Patrícia Nunes de Melo, do 2° semestre de Educação Física, explicou a importância disso. “Nós precisamos saber o que o evento agregou para as pessoas, pois o objetivo de tudo foi informar a comunidade.”

A ação contou com brindes e com uma decoração rosa, fazendo jus ao mês de prevenção ao câncer de mama. Além disso, também havia estandes com banners e maquetes com cada tipo de sintoma que possa aparecer nas mamas, para atentar e chamar atenção para o diagnóstico que pode ser feito em casa.

Panfletos com informações foram entregues
A Feira proporcionou muito conhecimento para todos

Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Caroline Rodrigues - RA: 28162