Vestibular
  •  
  • Flickr
  • WhatsApp
  • linkedin
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

 

 

Vestibulares - Inscrições

Fique por dentro

fique por dentro - QUÍMICA

Campo Limpo Paulista 30/05/2019

Unifaccamp recebe alunos para falar de Química

Para mostrar como a Química aprendida na sala de aula funciona na prática, a Unifaccamp trouxe os alunos da E. E. Victor Geraldo para participarem do Raem nos laboratórios da Instituição

A turma que participou da visita era de 27 alunos da escola Escola Estadual Victor Geraldo Simonsen, de Campo Limpo

No mês de maio, o projeto de Química, Recebendo Alunos do Ensino Médio (RAEM), trouxe 27 alunos da Escola Estadual Victor Geraldo Simonsen, de Campo Limpo Paulista. Os estudantes fizeram vários experimentos na manhã de sábado (18).

Para proteção e uso correto do laboratório, antes das dinâmicas, todos vestiram jalecos, luvas e óculos de proteção, assim como óculos de sol, já que em uma das bancadas, havia um experimento em qual não era apropriado olhar diretamente para a luz.

Ensinando cinco tipos diferentes de práticas dentro da Química, os graduandos de diversos semestres estudaram e pesquisaram mais conteúdos além do que veem na sala de aula, para serem capazes de sanarem as dúvidas dos visitantes. “Com esse evento nós conseguimos mostrar mais do nosso curso e aprendemos muito mais quando orientamos eles.”, conta Elisa Uerlings, do 4° semestre.

A maioria das escolas públicas não tem acesso a laboratórios equipados. Selma Correia, professora do Victor Geraldo, revela que os alunos ficam mais interessadas com essas visitas. “Adquirir conhecimento fora da escola, conhecer um Centro Universitário e ver na prática o que eles veem na teoria é algo fundamental.”

O evento sempre é recheado de práticas e dinâmicas
Os estudantes aprendem muito com os exercícios

Como forma de inserir os estudantes dentro das práticas, os discentes da Unifaccamp mostraram as diversas vidrarias, como utilizar cada uma e qual o descarte correto dos resíduos, além de diferenciarem as reações exotérmicas das endotérmicas.

De acordo com o professor responsável, Matheus Pagnan, uma das práticas pedagógicas que mais funcionam é explicar algo para alguém. “Por meio do Raem, a turma desenvolve competências e tem uma maior compreensão da matéria. Dentro da sala de aula, eu percebo que os alunos que participam do projeto conhecem mais os conceitos.”

A explicação da manhã também foi em torno da Química estar na composição e preservação dos materiais, o que deixou os participantes ainda mais focados nas atividades. Caio Augusto Alves, aluno do 2° ano do Victor, deseja cursar Química. “ Aqui eu tenho uma visão mais ampla sobre os conteúdos e com certeza isso me influenciou na escolha da minha futura carreira.”

O alunos participaram de vários experimentos
O professor responsável pelo projeto foi o Matheus Pagnan

Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Caroline Rodrigues - RA: 28162