Vestibular
  •  
  • Flickr
  • WhatsApp
  • linkedin
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

 

 

Vestibulares - Inscrições

Fique por dentro

fique por dentro - DIREITO

Campo Limpo Paulista 13/05/2019

Juíza Gabriela Martins fala para plateia de estudantes

Com o Anfiteatro cheio, a Juíza da 1ª Vara Cível de Campo Limpo Paulista palestrou para os alunos de Direito na Unifaccamp, mostrando os obstáculos que enfrentou durante a carreira

O Anfiteatro estava cheio para a palestra da juíza Gabriela Martins Rodrigues, da 1ª Vara Cível de Campo Limpo Paulista

Para contar sobre sua trajetória e orientar sobre os concursos públicos, a juíza Gabriela Martins Rodrigues, da 1ª Vara Cível de Campo Limpo Paulista, ministrou uma palestra para os discentes de Direito no Anfiteatro do Centro Universitário, na noite de 7 de maio.

Além de apresentar tópicos com estratégias de como passar em concurso público de Magistratura, ou seja, para ser juiz(a), Gabriela relatou como foi o início de sua carreira, que começou em Minas Gerais, após sua Graduação na UFMG, e sobre os obstáculos e dificuldades que enfrentou por ser uma mulher negra.

Como uma forma de deixar a noite mais dinâmica e mostrar os privilégios que existem na sociedade, a palestrante fez um teste de soma e subtração de privilégios com todos os estudantes. Quem somou mais pontos era mais privilegiado, e quem obteve a menor pontuação, o menos. Natália Paz, do 3° semestre, conta que esse momento foi muito impactante. “No final do teste, dois homens brancos tiveram mais pontos e duas mulheres negras, fizeram menos. Com isso, nós percebemos que algumas oportunidades mudam pela cor e sexo da pessoa.”

De acordo com a juíza, apenas 2% dos juízes são negros e, por ter conseguido chegar a esse cargo, em outubro do ano passado, admite a realização de um sonho e um grande feito. No encerramento da noite, Gabriela foi muito aplaudida pelos discentes do Anfiteatro.

Juíza Gabriela Martins Rodrigues, da 1ª Vara Cível de Campo Limpo, e o coordenador do curso de Direito, Mauro Cabral

Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Edvanderson Luiz