Vestibular
  •  
  • Flickr
  • WhatsApp
  • linkedin
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

 

 

Vestibulares - Inscrições

Fique por dentro

fique por dentro - QUÍMICA

Campo Limpo Paulista 13/05/2019

Alunos de Química ensinam experimentos no RAEM

O projeto RAEM, Recebendo Alunos do Ensino Médio, tem como objetivo levar conhecimento prático em Química para os visitantes e proporcionar uma vivência para os acadêmicos

O evento RAEM promove uma interação, por meio dos experimentos químicos, entre os alunos da Graduação e da escola

Com o intuito de praticar a Licenciatura e Bacharelado em Química com experimentos e ensinando conteúdos, os estudantes da graduação receberam 20 alunos do Ensino Médio da escola E.E. Duílio Maziero, de Jarinu, na manhã de sábado, dia 4 de maio, para aula experimental.

O projeto de Química é orientado pela coordenadora do curso, Júlia Bucci, e é denominado Recebendo Alunos do Ensino Médio (RAEM). Com ele, discentes de vários semestres do Centro Universitário participaram, o que proporciona aprendizado em dinâmicas dentro da sala de aula dos experimentos nos laboratórios.

Ao chegarem, os alunos da escola E.E. Duílio Maziero foram recepcionados com um coffee break e depois se equiparam com jalecos, luvas e óculos de proteção para realizarem em grupos os cinco experimentos demonstrativos. Ana Carolina Silva, aluna de 16 anos, de Jarinu, conta que aprendeu muito com a visita. “O pessoal aqui é muito legal, e essas práticas me fizeram gostar mais de química.”

Foram cinco experimentos demonstrativos
Alunos da Graduação e do Ensino Médio reunidos

Em cada bancada, uma prática diferente era feita, sendo assim, várias atividades foram proporcionadas, como: Ouro Falso, que mostrava o banho utilizado para produzir bijuterias; Eletrólitos e não Eletrólitos, que mostrava soluções que conduzem energia; O teor do álcool na gasolina; Reatividade dos metais e Pilhas de Daniell.

Letícia Amaral Santos, aluna da graduação, revela que essa ação auxiliou muito seus estudos. “Eu pesquiso mais sobre as matérias para explicar para os alunos da escola. É um sistema de auto-entendimento e agora tenho mais clareza explicando os conteúdos.”

Técnicos dos laboratórios e professores estavam monitorando a manhã, e sempre antes dos experimentos, os visitantes revisavam os princípios básicos da Química para que não houvesse dúvidas.

“Ter contato com os materiais desperta o interesse da turma” ressalta Gislaine Sanitar, ex-aluna da Unifaccamp e professora de Química da escola. Para encerrar, todos conheceram os outros laboratórios e instalações dos prédios, ganharam brindes e também participaram de um sorteio.

Experimento que mediu o teor do álcool na gasolina
Estudantes de Química que guiaram as práticas

Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Caroline Rodrigues - RA: 28162