Vestibular
  •  
  • Flickr
  • WhatsApp
  • linkedin
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

 

 

Vestibulares - Inscrições

Fique por dentro

fique por dentro - QUÍMICA

Campo Limpo Paulista 25/04/2019

Alunos da E.E. Duílio Maziero, de Jarinu, visitam laboratórios

Com o objetivo de incentivar o estudo da Ciência, estudantes de vários semestres de Química ofereceram uma manhã com experimentos e práticas nos laboratórios, além de sorteios de brindes

Interação na manhã de sábado (06) entre alunos do Ensino Médio e do Centro Universitário Unifaccamp

Como forma de apresentar o conteúdo estudado no curso de Química e apresentar as instalações da Unifaccamp para alunos da escola E.E. Duílio Maziero, de Jarinu, o Centro Universitário proporcionou no sábado, 6 de março, o evento conhecido como RAEM (Recebendo Alunos de Ensino Médio).

O RAEM ocorreu nos laboratórios da faculdade e os experimentos foram planejados e ministrados por alunos de vários semestres de Licenciatura em Química, todos identificados por meio de jalecos e buttons, com a orientação da coordenadora Júlia Rabello Buci. Para uma maior organização, as bancadas eram compostas por veteranos e calouros.

Ao todo, foram oito práticas demonstrativas: Cinética da reação; Revelação de Digital com Iodo; Bafômetro, Sangue do Diabo; Batom; Torre de Líquidos; Titulação e Espelho de Prata. Os alunos visitantes puderam experimentar as técnicas e ter uma compreensão mais dinâmica, como conta Gislaine Sanitar, ex-aluna da Unifaccamp e professora de Química da escola: “A escola pública não tem laboratórios, então, é muito gratificante ver o Centro Universitário abrindo as portas para nós.”

Os alunos fizeram a simulação do “bafômetro”
Estudantes aprenderam com atividades práticas

A estudante de Jarinu Naiara da Silva gostou de ter a oportunidade de visitar a Instituição: “A gente vem todo ano aqui e eu adoro. Aprendemos a fazer batom, estou levando um e farei em casa também”. A utilização dos instrumentos, preparação de soluções e como observar reagentes também foram ensinadas.

A aluna visitante Evelin Graziele conta que quer seguir na área. “ Quero ser perita criminal e cursar Química. Para mim é ótimo ver realmente como funcionam os laboratórios”. Além de proporcionar benefícios aos adolescentes do Ensino Médio, a manhã também aprimorou os discentes do curso, como Igor Rozente, do 1º Semestre, revela: “Eu gosto de ensinar e ver uma pessoa aprendendo com minha explicação.”

Ao final, todos puderam levar alguns dos experimentos para casa, assim como, participaram de sorteios com brindes da Unifaccamp. A coordenadora Júlia Rabello explica o intuito do projeto: “Queremos incentivar o estudo da Ciência. Por isso, fazemos os experimentos e, para terminar, há também um tour pela Universidade”.

Alunos com a coordenadora de Química e professora da IES
Diversas técnicas de laboratório foram ensinadas

Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Caroline Rodrigues - RA: 28162