Vestibular
  •  
  • Flickr
  • WhatsApp
  • linkedin
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

 

 

Vestibulares - Inscrições

Fique por dentro

fique por dentro - INSTITUCIONAL

Campo Limpo Paulista 24/04/2019

Funcionários têm dia de relaxamento na Unifaccamp

Escalda-pés, exercícios com bolas de pilates e elaboração de artes abstratas foram algumas das atividades que o Centro Universitário proporcionou aos seus funcionários na tarde do dia 4 de abril

Escalda-pés com óleos e ervas como manjericão e hortelã foi uma das terapias alternativas

Para promover o bem-estar no ambiente de trabalho, a Unifaccamp proporcionou um dia de intervenções psicoeducativas para a redução do estresse ocupacional dos funcionários. As professoras da área da saúde responsáveis foram Lydiane Oliveira e Fabiana Dias. O evento ocorreu na quinta-feira (04), das 13 às 17 horas.

As ações foram baseadas nas terapias alternativas validadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e feitas por alunos de cursos de Saúde, Técnicos em Enfermagem e os integrantes da Liga Acadêmica Multidisciplinar em Saúde (LAMS). Lívia Genari, participante do grupo, conta que gosta muito dos eventos que participa: “Entrei há pouco tempo no curso e estou amando. Coloco em prática o que aprendo nas aulas e também consigo colocar as experiências no currículo.”

Ao todo foram três atividades de relaxamento, começando pelo escalda-pés, utilizando a técnica japonesa Reiki, que estimula o equilíbrio do corpo e alivia dores, óleos e ervas como manjericão, ajudando no sistema de circulação e linfático e hortelã, um calmante natural. Fabiana Dias, professora de Enfermagem, afirma que as práticas trazem benefícios: “Ter um momento para se cuidar e sair da rotina melhora a produtividade de todos. ”

Exercícios com bolas de pilates foram feitos
A elaboração de artes abstratas foi usava para relaxamento

Com som ambiente de natureza, houve também a elaboração de artes abstratas, que consiste em fazer desenhos em uma tela com papel crepom e água. Lydiane Oliveira, especialista em Saúde Mental, explica que a pintura é usada com crianças, com o intuito de melhorar a concentração, casos de hiperatividade e déficit de atenção, nos adultos para aliviar o estresse e ansiedade, e também na terceira idade, trabalhando o emocional e habilidades psicomotoras. “Após a atividade, os quadros são avaliados e, de acordo, com a intensidade das cores, posição e formas, é possível identificar traços de personalidade e até mesmo traumas que estão no subconsciente.”

Em outra sala, um espaço para relaxamento corporal em bolas de pilates, guiado por alunas de Fisioterapia, proporcionou o alongamento do corpo e da região pélvica. Como forma de levar esses exercícios para a rotina, as estudantes também ensinaram uma massagem facial, que retém a oleosidade, rejuvenesce e libera toxinas. Segundo elas, executar as práticas é um aprimoramento dos conhecimentos, e as prepara para o mercado de trabalho.

Além das ações terapêuticas, os colaboradores aproveitaram uma mesa com vários alimentos saudáveis e chás, e também puderam aferir a pressão, fazer teste de glicemia, pesar e medir a altura, após os procedimentos, era feito o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), com o objetivo de identificar o peso ideal. Milene do Reis, Auxiliar de Tesouraria, conta que aprovou o dia diferenciado: “Foi a primeira vez que participei dessas atividades. Vivemos em um ambiente de muita correria e ter essa pausa é importantíssimo. ”

Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Caroline Rodrigues - RA: 28162