Vestibular
  •  
  • Flickr
  • WhatsApp
  • linkedin
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

 

 

Vestibulares - Inscrições

Fique por dentro

fique por dentro - COMUNICAÇÃO

Campo Limpo Paulista 30/03/2019

Superintendente da TV TEC fala sobre 'nova comunicação'

Jornalista Mônica Gropelo motiva e orienta alunos de Comunicação Social com palestra sobre sua história e como a emissora conseguiu se adaptar ao avanço das mídias sociais

Professores de Comunicação da Unifaccamp também estavam presentes na palestra de Mônica Gropelo

Ter contato com profissionais experientes no mercado é essencial para os universitários. Para orientar os estudantes de Jornalismo e Rádio e TV, a Unifaccamp e o professor Anelso Paixão convidaram a superintendente da Fundação TVE e TV TEC de Jundiaí, Mônica Gropelo, que ministrou uma palestra na noite de quarta-feira (20).

O tema girou em torno das mídias contemporâneas e o case da TV TEC serviu como um grande exemplo, já que houve a transformação da antiga Fundação Televisão Educativa de Jundiaí (FTVEJ) para a TV TEC, uma TV Escola e TV WEB, com cursos rápidos e gratuitos da área da Comunicação. Atualmente, além da televisão (UHF 60,2 e NET 24), a programação é focada no meio digital, redes sociais, site e o próprio aplicativo.

Mônica contou a história da TV TEC
A palestra lotou a sala de estudantes

Com sua experiência, Mônica mostrou que para tudo há uma adaptação. No local onde trabalha, jornalistas e outros profissionais usam o celular como ferramenta e as reportagens são gravadas pelas mesmas pessoas que as produzem. “O grande profissional da Comunicação hoje em dia é multimídia, o chamado videomaker. Além da conduta, ética e responsabilidade, ensinadas nas Universidades, o estudante tem de saber transmutar entre as funções."

Motivados e inspirados pela história da superintendente, os alunos e professores fizeram perguntas e tomaram nota da palestra. Isabela Mendes, discente de Jornalismo do 4º Semestre se aperfeiçoou na noite: “A palestra mostrou que o profissional de comunicação não pode se limitar a uma coisa, mas sim tem que saber fazer tudo para conquistar o espaço necessário”.

“Nós da TV TEC mudamos o pensamento e a postura em relação à tecnologia, e resolvemos nos encaixar na WEB”. Mônica conta que, para se inserir no mercado de trabalho, os estudantes precisam ter disciplina, pontualidade, e sempre se atualizarem. “Temos Workshops gratuitos na emissora. Nós queremos ensinar a prática”. Veja os cursos disponíveis no link.

Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Caroline Rodrigues - RA: 28162