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  • Recredenciamento

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  • Parceria

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  • Atividade de Pesquisa

    Vem aí o primeiro seminário de iniciação científica. Quer aprender a montar sua pergunta de pesquisa?
    Quando? Dia 27/05.
    Onde? Anfiteatro da FACCAMP.
    Horário? 9h às 12h.
    Aberto para todos os alunos, egressos e comunidade.

    texto alternativo

    Objetivos do Programa de Iniciação Científica

    PIC

    A iniciação científica é uma atividade de investigação em todas as áreas do conhecimento que deve contribuir para a coesão interna, assim como, para a inserção externa, realizada por estudantes de graduação, no âmbito de projeto de pesquisa, sob orientação adequada, individual e continuada por pesquisador qualificado, que visa ao aprendizado de técnicas e métodos científicos e o desenvolvimento da mentalidade científica e da criatividade, no confronto direto com os problemas oriundos da pesquisa.

    Os projetos culminam com um trabalho final avaliado e valorizado, fornecendo retorno imediato ao acadêmico bolsista, com vistas à continuidade de sua formação acadêmica, de modo particular nos programas de pós-graduação.

    Objetivos do Programa

    A. Em relação aos orientadores:

    1. estimular docentes a engajarem-se no processo acadêmico;
    2. estimular o aumento da produção científica dos docentes;
    3. incentivar o envolvimento de docentes em atividades de iniciação científica.

    B. Em relação aos acadêmicos:

    1. . despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais, para sua participação efetiva em projetos científicos;
    2. proporcionar ao acadêmico bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa;
    3. despertar uma nova mentalidade em relação às atividades científicas;
    4. preparar o estudante participante de programa de bolsa de iniciação científica para o acesso à pós-graduação;
    5. aumentar a produção acadêmica dos discentes bolsistas;
    6. proporcionar ao bolsista a aprendizagem de técnicas e métodos científicos e o estímulo ao desenvolvimento científico e da criatividade
    7. alargar os horizontes dos acadêmicos, incentivando-os a ter um olhar mais analítico-crítico sobre a realidade social que estão inseridos e da qual fazem parte;
    8. relacionar o prazer em produzir cientificamente conhecimento com o prazer de se formar como profissional, unindo competências advindas desses processos.

    C. Em relação à Instituição:

    1. contribuir para a sistematização e institucionalização da iniciação científica na IES;
    2. propiciar condições institucionais para o atendimento aos projetos científicos;
    3. tornar as ações institucionais intensamente ativas e competitivas na construção do saber;
    4. possibilitar a implementação otimizada das atividades interdisciplinares;
    5. possibilitar maior integração entre a graduação e a pós-graduação;
    6. assegurar suporte qualitativo da formação profissional dos estudantes da IES.