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DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO

 

 

Projetos de Pesquisa

Última atuatlização: 25/06/2021

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  • Nome do projeto: Abordagem Design Science Research e a Teorização no Campo da Administração 
    Linha de Pesquisa: Dinâmica das Micro e Pequenas Empresas 
    Ano Início: 2015
    Docente Responsável: Jose Osvaldo de Sordi
    Fonte de Financiamento: UNIFACCAMP

    +Descrição do Projeto

    Gregor e Hevner (2013) afirmam que a Design Science Research (DSR) pode gerar conhecimento científico em três níveis. O primeiro e mais elementar nível é denominado de “situated implementation of artifact”, caracterizado pela demonstração de um novo artefato que pode contribuir com as pesquisas incorporando ideias de design e teorias que ainda necessitem ser articuladas, formalizadas e melhor compreendidas. Os dois níveis subsequentes são denominados, respectivamente, de “nascent design theory” e “well-developed design theory”. Esse projeto propõe-se a analisar as trajetórias de pesquisas que empregaram a abordagem DSR e que produziram artigos tipicamente de nível um, e que prosseguiram e desenvolveram conhecimento científico nos níveis subsequentes, conforme a classificação de Gregor e Hevner. Espera-se com isso obter melhor compreensão do processo de desenvolvimento de teorias a partir da abordagem DSR.

  • Nome do projeto: Alocação de recursos financeiros fundamentada na Análise de Importância-Desempenho (IPA)
    Linha de Pesquisa: Dinâmica das micro e pequenas empresas
    Ano Início:  2016
    Docente Responsável: Wanderlei Lima de Paulo
    Fonte de Financiamento: UNIFACCAMP

    +Descrição do Projeto

    Desenvolvimento de métodos/modelos para tomada de decisão ótima fundamentados na Análise de Importância-Desempenho (IPA), permitindo ao gestor empresarial definir planos de ação com custo mínimo que atinja uma meta de desempenho desejada para seus produtos/serviços. De modo geral, o problema de estudo é apresentado na forma de um problema de otimização de custos, a ser formulado como um modelo de programação linear, cujas restrições e função objetivo estão associadas aos níveis de desempenho das atividades empresariais comparados ao mercado.

  • Nome do projeto: Bazar, Bricolagem e Efetuação: Os Contextos Transacionais do Empreendedor
    Linha de Pesquisa: Empreendedorismo e Desenvolvimento
    Ano Início: 2017
    Docente Responsável: Reed Elliot Nelson
    Fonte de Financiamento: UNIFACCAMP

    +Descrição do Projeto

    Os múltiplos estudos sobre a efetuação e a bricolagem ilustram eloquentemente a pluralidade do empreendedorismo para além da dominante racionalidade formal. Na corrente da economia clássica em empreendedorismo, a racionalidade formal apresenta o processo empreendedor como realizado, desde seu início, por busca de informações, análise, planejamento e objetivos a realizados no mercado. A abordagem desconsidera o contexto sociocultural, em associação ou não com o conceito mercado. Ela sustenta que os negócios se desenvolvem com base em decisões e procedimentos ótimos de pessoas desinteressadas e isentas de influências políticas e culturais. Tal crença mostra enfim não apenas a desconsideração do contexto sociocultural, mas também sua negação, abordando ações atomizadas dos atores econômicos, enquanto já se sabe que tais ações são socialmente imbricadas. Neste projeto utilizamos o conceito do bazar para identificar desvios do mercado neoclássico nos contextos e comportamentos empreendedores. O conceito de bazar usado nesta pesquisa vem do reconhecido estudo etnográfico de Geertz. Geertz vê no bazar não só um âmbito para se comprar barato e se vender caro, mas também uma fluida comunidade cuja vida é moldada sociocultural e economicamente. Uma vasta trama de relações sociais permite a seus participantes intercambiar, de modo aparentemente caótico, bens, serviços, recursos financeiros, valores, símbolos e/ou informações, configurando uma “economia de bazar”. Para Geertz, a economia de bazar difere claramente da teoria neoclássica de mercado por evidenciar que o mercado não é fechado em si mesmo com participantes que obedecem apenas a motivações e pressões endógenas. É nesse sentido que o conceito de bazar faz-se útil para contrabalançar a negligência dos aspectos socioculturais nas correntes racionais formais e a modesta consideração desses aspectos nas correntes da efetuação e da bricolagem. Através de etnografia clássica e entrevistas dirigidas pretendemos averiguar a presença de elementos do Bazar de Geertz nas cognições e categorias dos micro e pequeno empreendedores e a sua associação com effectuation e bricolagem.

  • Nome do projeto: Estilos Comportamentais de Proprietários de Micro e Pequenas Empresas 
    Linha de Pesquisa: Empreendedorismo e Desenvolvimento
    Ano Início: 2014
    Docente Responsável: Roberto Coda
    Fonte de Financiamento: UNIFACCAMP

    +Descrição do Projeto

    Este projeto visa identificar Estilos de Comportamento de proprietários de micro e pequenas empresas (MPE´s), utilizando conceitos e princípios ligados à motivação intrínseca (Orientação Motivacional) e a ações preferenciais no trabalho durante o exercício de atividades. Aplica uma abordagem empíricoanalítica a uma amostra probabilística (estimada preliminarmente em 400 sujeitos) a ser extraída da população de proprietários de MPE localizadas na região Oeste da Cidade de Paulo ou no município de Campo Limpo Paulista. Os estilos comportamentais a serem pesquisados são derivados da contribuição de Cameron, Quinn e DeGraff (2014) consolidada na obra Competing Values Framework. O perfil comportamental será obtido mediante auto avaliação e utilizará questionário criado e validado no contexto brasileiro, denominado Diagnóstico M.A.R.E.® de Orientações Motivacionais (Mediadora, Analítica, Receptiva e Empreendedora). A tipologia de perfis comportamentais contempla 12 perfis - Articulador, Inovador,Motivador, Facilitador, Considerador, Mentor, Coordenador, Monitor, Regulador, Competidor, Produtor e Realizador. A questão básica subjacente ao projeto de pesquisa considera a predominância dos estilos Competidor (foco na rentabilidade), Produtor (foco na produtividade) e Realizador (foco na execução) junto à população-alvo, uma vez que são estes aqueles que se originam de maior presença da orientação Empreendedora como propulsora do comportamento motivacional desses profissionais. Uma segunda questão pertinente ao projeto de pesquisa considera a baixa presença da orientação motivacional Analítica e dos perfis a ela associados. A partir dos resultados encontrados será feita uma discussão sobre os caminhos,desafios e barreiras para o aperfeiçoamento do papel Executivo junto a MPE´s, fornecendo-se subsídios para a formação, desenvolvimento e alocação de pequenos e médios empresários, bem como melhoria da longevidade desse tipo de organização.

  • Nome do projeto: Estilos de Empreender: Motivações e Características de Empreendedores de Diferentes Grupos
    Linha de Pesquisa: Empreendedorismo e Desenvolvimento
    Ano Início: 2015
    Docente Responsável: Patricia Viveiros de Castro Krakauer
    Fonte de Financiamento: UNIFACCAMP

    +Descrição do Projeto

    Abordagens mais recentes sobre o empreendedorismo - que datam dos anos 2000 - trazem definições mais abrangentes da temática e a sua divisão em grupos, como exemplos o jovem, o feminino, o cultural, o social e o lifestyle. Passou-se a entender o assunto de uma forma mais holística, dada a variedade de possibilidades de pesquisa e a própria multidisciplinaridade da natureza da temática. Por seu pouco tempo de pesquisa, o tema ainda apresenta muitos desafios teóricos e empíricos. Alguns estudiosos passaram a dividir os empreendedores por região, comunidade étnica ou geográfica, outros por questões comportamentais e outros ainda por estilos de empreender, dada a não homogeneidade entre os mesmos. Desta forma, o atual projeto visa avançar no entendimento dos grupos de empreendedores, subdivididos pelo estilo de empreender. Para tal, tem-se como objetivos do projeto: (1) definir os grupos de empreendedores em estudo, (2) compreender a motivação dos mesmos em empreender um novo negócio, (3) analisar as características de cada grupo e (4) identificar o tipo de negócio por eles gerados. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de cunho teórico-empírico que utilizará tanto dados secundários quanto primários para a sua realização. Considera-se que o entendimento de tais questionamentos irá contribuir com o avanço no estabelecimento de um constructo teórico para a temática.

  • Nome do projeto: Ferramentas da Qualidade: Análise do Uso e Impacto nas Micro e Pequenas Empresas
    Linha de Pesquisa: Dinâmica das Micro e Pequenas Empresas
    Ano Início: 2014
    Docente Responsável: Manuel Antonio Meireles da Costa
    Fonte de Financiamento: UNIFACCAMP

    +Descrição do Projeto

    No campo da Administração, muitas ferramentas gerenciais são conhecidas para auxiliar os gestores a implantar, manter e ampliar programas de Qualidade com vistas a uma maior competitividade. Dentre essas podem ser citadas: Análise da Causa Raiz, Árvore de Realidade Corrente, Diagrama de Ishikawa, Diagrama de Causa-e-Efeito e Diagrama de Inter-relação, Controle Estatístico do Processo. Este projeto tem por objetivo investigar o uso de tais ferramentas pelas MPE e os desdobramentos em especial: a) quanto à melhoria da qualidade dos processos e produtos; b) quanto ao aumento da produtividade; c) quanto à competitividade da empresa.

  • Nome do projeto: Gestão da Inovação para Sustentabilidade em MPE: Estratégias e Sistemas Baseados em Métodos de Baixo Custo 
    Linha de Pesquisa: Dinâmica das Micro e Pequenas Empresas
    Ano Início: 2015
    Docente Responsável: Marco Antonio Silveira
    Fonte de Financiamento: CNPq (Processo 2015-3/307624) / Pesquisador Responsável

    +Descrição do Projeto

    Os mercados atuais impõem novos e maiores desafios às empresas, cuja superação deve considerar os impactos das suas atividades tanto no meio ambiente físico, como na saúde física e mental dos seus trabalhadores, alinhando a empresa ao fundamento da sustentabilidade organizacional: harmonizar interesses econômicos, sociais e ambientais. As dificuldades para superar essa gama de desafios são maiores para as micro e pequenas empresas (MPE) em virtude de restrições na capacidade de investimento, do pouco apoio existente e das lacunas na literatura, entre as quais: estudos inter/transdisciplinares focados em sistemas de inovação para a sustentabilidade em MPE; entendimento sobre as múltiplas interações entre elementos organizacionais e humanos; construção de uma base teórica inter/transdisciplinar, que permita o diálogo entre diferentes áreas de conhecimento. Visando contribuir para superar essas lacunas, este projeto tem como objetivo geral “desenvolver e disseminar estudos e pesquisas sobre modelos, estratégias e sistemas de gestão que promovam a inovação para competitividade com qualidade de vida em MPE, priorizando: a) compreender as relações entre estratégias, inovação, processos e trabalho; b) modelos organizacionais em apoio à inovação como instrumento para sustentabilidade organizacional. Os principais temas associados são: aprendizagem organizacional, estratégias para inovação em MPE, conhecimento organizacional em MPE, MPE intensivas em conhecimento, gestão de fatores psicossociais e gestão para inovação em MPE.

  • Nome do projeto: Inovação, Sustentabilidade e Fatores Psicossociais: Competitividade com qualidade de Vida
    Linha de Pesquisa: Dinâmica das Micro e Pequenas Empresas
    Ano Início: 2015
    Docente Responsável: Marco Antônio Silveira
    CNPq (Processo 2014-6/444581) / Pesquisador Responsável

    +Descrição do Projeto

    Este projeto visa à difusão de conhecimentos de interesse para empresas em geral, priorizando as MPE. Um dos vetores para se atingir a sustentabilidade são as inovações organizacionais e tecnológicas. Indústrias intensivas em conhecimento, como aquelas pertencentes ao complexo eletroeletrônico, estão na base das revoluções tecnológicas tanto nos processos de produção, como no desenvolvimento de produtos ambientalmente corretos, impulsionando mudanças radicais nos processos de produção e desenvolvendo novos produtos. Trata-se de um segmento que irradia o avanço tecnológico, o que acarreta intenso efeito multiplicador sobre o conjunto da economia. Nestes termos, difundir conhecimentos que foquem a Inovação — considerando os fatores psicossociais envolvidos nos processos internos — é de extrema valia para a sociedade.

  • Nome do projeto: Mapas Teóricos em Empreendedorismo
    Linha de Pesquisa: Empreendedorismo e Desenvolvimento
    Ano Início: 2017 
    Docente Responsável: Roberto Coda
    Fonte de Financiamento: UNIFACCAMP

    +Descrição do Projeto

    O presente projeto de pesquisa tem por objetivo identificar representações gráficas - mapas teóricos de pesquisa - capazes de revelar evidência empírica gerada a partir de trabalhos com consistência e qualidade acadêmica dentro do tema Empreendedorismo. Utiliza como metodologia a realização de um levantamento bibliométrico (survey) sobre artigos publicados em oito revistas acadêmicas classificadas como nível A Nacional e Internacional nos últimos 15 anos. As informações a serem levantadas para cada artigo - variáveis de análise- são representadas pelos seguintes indicadores: tema do artigo, foco do artigo, autor(es), pressupostos básicos utilizados para a realização do artigo, abordagem adotada, tipo de relação estudada entre as variáveis consideradas no artigo, nível de análise do trabalho - individual, grupal, organizacional ou ambiental -, metodologia / técnicas de análise e apuração dos resultados e, finalmente, conclusões obtidas no artigo. A contribuição pretendida com os resultados do projeto é viabilizar e facilitar a realização de trabalhos acadêmicos em Empreendedorismo que apresentem embasamento teórico válido como estratégia para aumentar a qualidade da produção de teses, dissertações e artigos na área, fornecendo subsídios para a formatação de projetos de pesquisa respaldados em corpo teórico consolidado e permitindo a compatibilidade entre futuras pesquisas nesse campo e o respectivo estado-da-arte.

  • Nome do projeto: Metodologia para formulação da estratégia competitiva das micro e pequenas empresas
    Linha de Pesquisa: Dinâmica das Micro e Pequenas Empresas
    Ano Início: 2012
    Docente Responsável: José Luiz Contador
    Fonte de Financiamento: UNIFACCAMP

    +Descrição do Projeto

    O objetivo geral do projeto de pesquisa é desenvolver metodologias para auxiliar a formulação da estratégia competitiva de empresas de pequeno porte a fim de ampliar sua competitividade. Seus objetivos específicos são: 1) desenvolve estudos bibliográficos comparativos sobre as principais correntes da competitividade; 2) desenvolver roteiros para formulação da estratégia competitiva segundo os conhecimentos fornecidos pelas principais correntes da competitividade; 3) testar e validar os roteiros para formulação da estratégia competitiva pela sua aplicação em para empresas de pequeno porte; 4) Comparar os modelos disponíveis para formulação da estratégia de empresas com aquele prescrito pelo modelo de Campos e Armas da Competição.

  • Nome do projeto: Práxis Gerencial das MPE
    Linha de Pesquisa: Dinâmica das Micro e Pequenas Empresas
    Ano Início: 2015
    Docente Responsável: Manuel Antonio Meireles da Costa
    Fonte de Financiamento: UNIFACCAMP

    +Descrição do Projeto

    Um método administrativo é um modo como a ação administrativa se desenrola. É a forma como se passa do projeto para o concreto. É o meio de fazer. É arte gerencial que, com um conjunto articulado de técnicas e ferramentas, busca alcançar as metas. As ferramentas administrativas são técnicas da gestão, geralmente utilizadas individualmente por um operador, com vistas a elevar a produtividade das práticas operacionais. Elas concorrem para o bom desempenho das indústrias e surpreende o fato de seu uso não ser frequente e incorporado à práxis administrativa. Nas micro e pequenas empresas (MPE) esta constatação é mais evidente e não são evidentes as causas da não aplicabilidade intensiva das ferramentas administrativas. Quais as principais causas disto? E o que pode ser feito para debelar ou anular isso? Estas são as duas questões que estão subjacentes à presente pesquisa. O objetivo da pesquisa é dar respostas a estas questões e verificar se é possível modelar ferramentas de forma a torná-las mais facilmente incorporadas às práxis gerenciais das MPE.

  • Nome do projeto: Proposição e teste do Personal Knowledge Management aplicado ao contexto de análise e emissão de parecer em órgãos públicos
    Linha de Pesquisa: Dinâmica das Micro e Pequenas Empresas
    Ano Início: 2017
    Docente Responsável: José Osvaldo De Sordi
    Fonte de Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), chamada “12/2017 – bolsa produtividade em pesquisa – PQ”

    +Descrição do Projeto

    O processo de análise e emissão de parecer em órgãos públicos é um exemplo típico de processo organizacional cuja eficácia apresenta forte dependência do processo de gestão de informação. As informações providas pelo solicitante são insumos à atividade central do analista do órgão público: a análise consubstanciada no conjunto de normas internas, leis e portarias pertinentes com o objeto a analisar. A construção de pareceres a partir de citações e referências ao conjunto de documentos normativos, a recuperação de pareceres anteriores para o desenvolvimento de novos pareceres, bem como a mensuração do uso dos documentos normativos a partir de citações e referências a estes nos pareceres, exemplificam semelhanças e oportunidades para adoção de práticas de gestão da informação típicas do ambiente acadêmico-científico. Por intermédio da estratégia pesquisa-ação este projeto de pesquisa objetiva desenvolver, propor e testar um framework composto por atividades e algoritmos (softwares livres) de suporte a essas, que sirvam aos analistas de órgãos públicos como uma suíte ao Personal Knowledge Management (PKM) aplicado às atividades do processo de análise e emissão de parecer em órgãos públicos (PAEPOP), denominado aqui de Framework PKM-PAEPOP. Espera-se com o projeto identificar o potencial de transferência e adoção de boas práticas da gestão da informação do ambiente acadêmico-científico para o contexto de atividades analíticas de órgãos públicos.

  • Nome do projeto: Sentidos do Trabalho dos Empreendores e Implicações para as Dinâmicas das Organizações
    Linha de Pesquisa: Empreendedorismo e Desenvolvimento
    Ano Início: 2014
    Docente Responsável: Eliane Maria Pires Giavina Bianchi
    Fonte de Financiamento: UNIFACCAMP

    +Descrição do Projeto

    O projeto tem como objetivo principal analisar o que é o sentido do trabalho para o empreendedor e dois objetivos consequentes, alinhados ao objetivo principal: Quais as implicações que esta definição traz para os ambientes organizacionais nos quais este perfil atua de forma determinante? e Existe a possibilidade de relacionar Sentido do Trabalho com determinada Cultura Organizacional ou Proposta de Valor do Trabalho? Para viabilizar o estudo, a proposta é aliar a abordagem interpretativa (história de vida) com a normativa (busca por definições). Serão revisitados os modelos clássicos e estudos atuais sobre o sentido do trabalho, cultura organizacional segundo Hofstede e proposta de valor baseada no modelo das Organizações Abundantes de Ulrich & Ulrich. A ideia principal é trazer a maior contribuição possível para o campo de estudo. O sujeito de pesquisa é o empreendedor, pessoas que criaram seus projetos e negócios ou empreendedores em grandes organizações, dependendo da formação da amostra será possível comparar os achados. O plano de coleta de dados inclui um questionário inicial (sentido do trabalho, cultura e proposta de valor) e, para uma amostra menor, entrevista narrativa. A análise de informações será quantitativa, qualitativa, seguida de triangulação de dados, achados e com a literatura também. O tema decorre da tese de doutorado da autora e tem como objetivo entender o lado humano nas relações de trabalho, sempre tendo como contexto a complexidade do cenário competitivo atual, tanto em termos de relações humanas quanto de forças do ambiente social (cenário macro) e da tarefa (mercado competitivo).

  • Nome do projeto: Sistema de apoio à decisão para competitividade com qualidade de vida: Estudos e simulações do absenteísmo e presenteísmo nas empresas
    Linha de Pesquisa: Dinâmica das Micro e Pequenas Empresas
    Ano Início: 2016
    Docente Responsável: Marco Antonio Silveira
    Fonte de Financiamento: FAPESP (Processo 2016/19651-0) / Pesquisador Associado e Coordenador Junto à Empresa

    +Descrição do Projeto

    Projeto PIPE/FAPESP cujo propósito é desenvolver um protótipo de sistema de apoio à decisão que permitirá, a partir de recursos de simulação computacional, avaliar impactos financeiros e fornecer subsídios para reduzir absenteísmo e presenteísmo nas organizações (A&P) e os problemas associados. A diminuição do A&P – problemas decorrentes da baixa qualidade de vida, segurança e saúde no trabalho - é uma prioridade para instituições empresariais e governamentais, pois diminuem o desempenho financeiro/operacional das empresas ao mesmo tempo em que prejudicam trabalhadores e a sociedade. Soluções efetivas para esses problemas requerem arquiteturas organizacionais que integrem desempenho operacional com qualidade de vida no trabalho, demandando compreensão das múltiplas interações entre variáveis organizacionais (como carga de trabalho, desafio cognitivo de tarefas, clima organizacional, segurança, produtividade, qualidade, custos, inovação, tempos) e variáveis humanas (nível de competência, entregas efetivas, saúde física e mental, satisfação, nível de cooperação/relações internas). O docente da FACCAMP era o pesquisador responsável pelo projeto no momento de sua aprovação, transferindo a titularidade e permanecendo como pesquisador associado na FAPESP e pesquisador responsável na FACCAMP.

  • Nome do projeto: Sustentabilidade Corporativa e Desenvolvimento no Âmbito das Micro e Pequenas Empresas, Instituições do Terceiro Setor, Cooperativas e Prefeituras de Pequeno Porte
    Linha de Pesquisa: Dinâmica das Micro e Pequenas Empresas
    Ano Início: 2014 
    Docente Responsável: João Eduardo Prudêncio Tinoco
    Fonte de Financiamento: UNIFACCAMP

    +Descrição do Projeto

    O objetivo do projeto é de pesquisar o significado e as práticas evidenciadas de Sustentabilidade, das MPEs, Cooperativas, ONGs e Prefeituras de Pequeno Porte de Campo Limpo Paulista, Jarinu, Várzea Grande e outras da Microrregião de Jundiaí, todavia, não se limitando a esses municípios. Busca-se conhecer e divulgar as práticas de gestão dessas Instituições, envolvendo aspectos contábeis, financeiros, econômicos, sociais, ambientais e de responsabilidade pública, que dizem respeito às atividades desempenhadas pelas MPEs e as instituições mencionadas, na busca do desenvolvimento sustentável. Classificada como aplicada, na medida em que se propõe a responder a um problema prático. Ademais, é qualitativa, realizada mediante a análise e interpretação de respostas obtidas por meio de entrevistas realizadas junto a MPEs dos ramos industriais, comerciais, de serviços, de produtores rurais, bem como de ONGs, de Cooperativas e de Prefeituras; e quantitativa com análises estatísticas, com a tradução em números que possibilitem a análise e classificação das informações dos perfis das Instituições pesquisadas, enquadra-se como exploratória,documental e descritiva.
    Com base nas informações obtidas, efetuar-se-ão classificações por setor de atividade das instituições envolvidas, elaborar-se-ão modelos informacionais, para que se possa analisar, avaliar e divulgar o desempenho, tendo como produto final um ou vários Relatório (s) de Pesquisa (s), bem como artigos a serem apresentados em eventos nacionais e internacionais, a serem ainda encaminhados à publicação em periódicos, tanto nacionais como internacionais e um livro.