• Instagram
  • Instagram
  • Flickr
  • WhatsApp
  • linkedin
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO

 

 

Corpo Docentes

Última atuatlização: 02/03/2020

ELIANE BIANCHI

fotos
  • Doutora em Administração pela FEA USP - 2012
  • Mestre em Administração pela FEA USP - 2008
  • Engenheira de Produção pela POLI USP - 1986
  • Pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas pela Stanford University - 1999

Doutora e Mestre em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo. Engenheira de Produção pela Escola Politécnica (POLI), também da Universidade de São Paulo. Possui, também, cursos de pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas pela Stanford University. Qualificada e certificada nos instrumentos de assessment individual MBTI, MBTI II, Birkman, EQI 2.0 e certificada em Neuro Coaching pela Results Coaching System. Professora das disciplinas de Gestão Estratégica de Pessoas, Comportamento Organizacional, Cultura Organizacional e Análise e Transformação das Organizaçoões em programas de MBA, pós-MBA, de educação executiva e mestrado profissional de entidades conceituadas no Brasil. Mais de 25 anos de experiência em Gestão Estratégica de Pessoas, desenvolvimento e mudança organizacional com atuações como Diretora de Recursos Humanos no Grupo Ultra, Thomson Reuters e Grupo Abril, além de experiências como consultora de gestão e mudanças na Monitor, Accenture e Giavina-Bianchi. Possui artigos e capítulos de livro publicados sobre os diversos aspectos de gestão estratégica de pessoas no Brasil e no exterior.

Linha de Pesquisa: Empreendedorismo e Desenvolvimento

Áreas de interesse:

- Sentido do trabalho
- Gestão estratégica de pessoas
- Cultura organizacional

JOSÉ LUIZ CONTADOR

fotos
  • Livre-docente em Organização da Produção pela UNESP (1999)
  • Doutor em Ciências - ITA (1988)
  • Mestre em Engenharia - ITA (1983)

Professor aposentado da UNESP, lecionou na Faculdade de Engenharia do campus de Guaratinguetá desde 1975, tendo sido chefe de departamento por duas vezes, coordenador de curso de graduação e presidente da Comissão Permanente de Ensino. Responsável pela implantação do primeiro curso de graduação em Engenharia de Produção da UNESP. Possui cerca de cinqüenta trabalhos científicos publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais. Foi professor pesquisador do programa de mestrado em administração da UNINOVE por sete anos. Desenvolve consultoria em sistemas, planejamento e organização desde 1984, tendo desenvolvido 24 projetos de engenharia desdobrados em cerca de 80 trabalhos técnicos para 15 diferentes empresas, entre elas, Alcoa, Furukawa, Sadia e Tekno.

Linha de Pesquisa:Dinâmica das micro e pequenas empresas

Áreas de interesse:

- Estratégias de negócio
- Estratégias de produção
- Métodos quantitativos

JOSÉ OSVALDO DE SORDI

fotos
  • Pós-doutorado em administração USP-FEA (2005)
  • Doutor em administração FGV-EAESP (2001)
  • Mestre em informática PUC Campinas (1994)

Há mais de vinte anos desenvolve pesquisas e projetos relacionados à gestão da informação no contexto das organizações. Como consultor e gerente de projetos de empresas de consultoria internacionais, como Ernst & Young, Plaut e Hewlett-Packard (HP), vivenciou junto aos clientes destas, a diversidade de culturas organizacionais e formas de valorizar, gerenciar e lidar com os recursos dado, informação e conhecimento. Atua no ensino superior desde 1991 e na pós-graduação (cursos de mestrado) desde 2001. Atualmente pesquisa a gestão de competências pertinentes aos trabalhadores do conhecimento, tema crítico ao desenvolvimento de empreendedores e de empresas de aprendizagem (learning organizations).

Linha de Pesquisa: Dinâmica das micro e pequenas empresas

Áreas de interesse:

- Agentes do Conhecimento no Contexto dos Arranjos Produtivos Locais (APL)
- Gestão da Qualidade da Informação nas Organizações
- Competências Requeridas aosTrabalhadores da Informação e do Conhecimento

MANUEL ANTONIO MEIRELES DA COSTA

fotos
  • Doutor em Engenharia de Produção- USP (2006)
  • Doutor em Ciências - UNIFESP (2005)
  • Mestre em Administração de Empresas - UNIP (2000)

Manuel Meireles possui graduação em Administração, com ênfase curricular em Análise de Sistemas pela FASP-Faculdade de Administração de São Paulo (1982), mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Paulista (2000), doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (2005) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor pesquisador da FACCAMP. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes campos: competitividade, estratégia competitiva, instrumentos de gestão e indicadores.

Linha de Pesquisa:Dinâmica das micro e pequenas empresas

Áreas de interesse:

- Estratégia competitiva
- Instrumentos de gestão
- Indicadores

Página na Internet: www.profmeireles.com.br

MARCO ANTONIO SILVEIRA

fotos
  • Doutor em Processos de Fabricação; UNICAMP (1999)
  • Mestre em Engenharia Elétrica; UNICAMP (1988)
  • Pesquisador Alta Produtividade nível DT-2; CNPq (2011)

Experiência de 25 anos em gestão empresarial, tecnológica e acadêmica, com foco nas áreas de gestão da inovação e do capital humano visando à sustentabilidade empresarial. Tem dezenas de publicações entre artigos, trabalhos em congressos, livros e capítulos. Atuação em projetos de desenvolvimento científico e tecnológico mobilizando o interesse de agentes públicos e privados como parceiros, beneficiários e financiadores. Supervisor de trabalhos de pós-doutorado (4 já concluídos) e orientador de dissertações de mestrado (37), de projetos de desenvolvimento tecnológico (29) e de iniciação científica (32). Ocupou vários cargos na gestão de Empresas privadas, Centro de pesquisas e Faculdades. Pesquisador de carreira do "Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação" desde 1986. Atualmente pesquisa métodos para quantificação das interações entre pessoas e organizações (people analytics), com foco em medidas dos impactos do capital humano na inovação e no desempenho competitivo das empresas.

Linha de Pesquisa:Dinâmica das micro e pequenas empresas (MPE).

Áreas de interesse:

- Métodos para quantificação dos impactos do capital humano no desempenho de MPE
- Sistemas de indicadores e medidas de desempenho aplicáveis às MPE
- Inovação para competitividade com qualidade de vida em MPE
- Gestão de fatores psicossociais para sustentabilidade de MPE: modelos, sistemas, práticas inovadoras e indicadores.

PATRICIA VIVEIROS DE CASTRO KRAKAUER

fotos
  • Pós-doutorado em educação USP-FE (2016)
  • Doutora em administração USP-FEA (2014)
  • Mestre em administração USP-FEA (2011)

Desenvolve pesquisas e projetos relacionados ao empreendedor, às empresas de menor porte, especialmente no que concerne à inovação e às atitudes empreendedoras, e ao ensino e aprendizagem de empreendedorismo. Atua no ensino superior desde 2010 (graduação e pós-graduação) e como pesquisadora da FACCAMP desde 2015. Participa de grupos de pesquisa com foco no empreendedorismo, possuindo como interesse central o ensino da temática, compreendendo a importância do pensar empreendedor, proposta que conheceu quando esteve na Babson College (Boston, EUA, em 2012). Também trabalhou em grandes organizações na área de planejamento e pesquisa mercadológica e em empresas de pequeno porte, vivenciando sua realidade, desafios e gestão.

Linha de Pesquisa: Empreendedorismo e desenvolvimento

Áreas de interesse:

Tipos de empreendedores (feminino, por estilo de vida, cultural, de negócio próprio, organizacional): gestão, perfil e características.
- Ensino e aprendizagem de empreendedorismo: abordagens teóricas, metodologias, motivação e estilos de aprendizagem.

ROBERTO CODA

fotos
  • Livre-docente em administração USP-FEA (1992)
  • Doutor em administração USP-FEA (1986)
  • Mestre em administração USP-FEA (1980)

Há mais de trinta anos desenvolve pesquisas e estudos em gestão de pessoas junto a organizações públicas e privadas. Como consultor e coordenador de projetos na Fundação Instituto de Administração (FIA), possui experiência nos temas motivação no trabalho, liderança, remuneração e reconhecimento de empregados, treinamento e coaching executivo. Desenvolveu e validou instrumento para mapeamento de competências comportamentais no trabalho e outro para mensuração do clima organizacional e níveis de satisfação de empregados. Atua no ensino superior desde 1976 e na pós-graduação (cursos de mestrado e de doutorado) desde 1990. Atualmente pesquisa perfis de comportamento e de liderança de gestores e de profissionais por tipo de formação, tema crítico ao desenvolvimento, sobrevivência e competitividade especialmente de micro e pequenas empresas.

Linha de Pesquisa: Empreendedorismo e desenvolvimento

Áreas de interesse:

- Clima e Cultura Organizacional
- Gestão de Pessoas com base em Competências
- Perfis Comportamentais e de Liderança no Trabalho
- Coaching

WANDERLEI LIMA DE PAULO

fotos
  • Doutor em Engenharia - USP (2007)
  • Mestre em Engenharia - USP (1999)
  • Graduado em Física - USP (1995)

Possui experiência na área de gestão de riscos e investimentos com atuação no estudo e desenvolvimento de ferramentas quantitativas para mensuração de riscos, seleção de carteiras de investimentos, análise de decisão e apreçamento de instrumentos financeiros. Atuou como consultor técnico em empresas de consultoria com foco na modelagem de riscos financeiros e operacionais. Atualmente é professor pesquisador do Programa de Mestrado Profissional em Administração da FACCAMP e professor do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP. É colaborador do Instituto Educacional BM&FBOVESPA.
Linha de Pesquisa:Dinâmica da micro e pequena empresa

Áreas de interesse:

- Gestão e avaliação de riscos financeiros
- Modelagem matemática para tomada de decisão