• Instagram
  • Instagram
  • Flickr
  • WhatsApp
  • linkedin
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO

 

 

Ementa

Métodos de Pesquisa Qualitativa

Nível: Doutorado
Obrigatória: Não
Carga Horária: 48
Créditos: 4.0

Ementa

A disciplina aborda técnicas para coleta e análise de dados qualitativos, bem como a redação e estruturação de relatórios associados a pesquisas qualitativas. Discutem-se instrumentos específicos para coleta de dados qualitativos: a) entrevistas em seus diversos tipos (focalizada, semipadronizada, centrada no problema, com especialistas, etnográfica, fenomenológica, história oral e a entrevista criativa); b) observações em campo nas suas diversas formas (natural informada, natural secreta, participante e observação controlada); c) questionário (questões abertas); e d) colaboração espontânea de terceiros (crowdsourcing). Entre as técnicas analíticas, discute-se a Análise de Conteúdo segundo a percepção de diversos autores, com suas atividades e técnicas apresentadas em três agrupamentos: Redução dos dados, abrangendo atividades de seleção, concentração, simplificação e abstração dos dados de campo; Organização dos dados, abrangendo atividades voltadas à organização dos dados reduzidos, de forma que permita iniciar a geração de explanações; e Explicação e verificação dos dados, abrangendo atividades voltada a organizar as explanações a fim de obter conclusões plausíveis. Abordam-se aspectos específicos da redação e estruturação de textos de artigos e relatórios associados à pesquisa qualitativa. Discutem-se funções disponíveis nos softwares de apoio à análise de dados qualitativos (CAQDAS) para execução das atividades de coleta, armazenamento, organização, classificação, codificação e análise de dados qualitativos.

Referências:

BANSAL, P.; CORLEY, K. From the Editors -Publishing in AMJ—Part 7: What’s different about qualitative research? The Academy of Management Journal, v.55, n.3, p.509-513, 2012.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2009.
DAS, H.; LONG, B. What makes management research interesting? An exploratory study. Journal of Managerial Issues, v.22, n.1, p.127-144, 2010.
DENZIN, N.; LINCOLN, Y. Handbook of qualitative research. 2. ed. Thousand Oaks: Sage, 2000.
DE WALT, K. M.; DE WALT, B. R. Participant observation. In: H. Russell Bernard (Ed.), Handbook of methods in cultural anthropology. Walnut Creek, CA: Alta Mira Press, p.259-300, 1998.
DOUGLAS, J. Creative Interviewing. Beverly Hills, CA: Sage Publications, 1985.
DUNN, S; HEDGES, M. Crowd-sourcing as a Component of Humanities Research Infrastructures. Journal of Humanities & Arts Computing: A Journal of Digital Humanities, v.7, n. 1/2, p. 147-169, 2013.
ELLIS, T.J.; LEVY, Y. Framework of problem-based research: A Guide for Novice Researchers on the Development of a Research-Worthy Problem, Informing Science, v.11, p.17-33, 2008.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
FLICK, U. Triangulation in Qualitative Research. In: Flick, U., Kardorff, E., & Steinke, A. Companion to Qualitative Research. London: Sage, 2005, p. 178-183.
FONTANA, A.; FREY, J. The Art of Science. In: The Handbook of Qualitative Research, DENZIN, Y. L. (Org.) Thousand Oaks, CA: Sage Publications, p. 361-376, 1994.
GEORGIA INSTITUTE OF TECHNOLOGY. Analysis – Overview. Lecture material, 2015. Disponível em: http://web.engr.oregonstate.edu/~burnett/CS589empirical/CS569-CS589-case/qual-analysis1-Grinter.pdf Acesso em: 2 mar. 2016.
KONECKI, K. T. Triangulation and Dealing with the Realness of Qualitative Research. Qualitative Sociology Review, v. 4, n. 3, p. 7-28, 2008.
LACEY, A.; LUFF, D. Qualitative Data Analysis. London: Trent Focus, 2001.
LANGLEY, A. Strategies for Theorizing from Process Data. Academy of Management Review, v. 24, n. 4, p. 691-710, 1999.
MARSHALL, C.; ROSSMAN, G. B. Designing qualitative research. Newbury Park, CA: Sage, 1989.
MAXWELL, J. A. Qualitative Research Design: an interactive approach (Applied Social Research Methods). 3. Ed. Thousand Oaks: Sage, 2013.
MILES, M. B., HUBERMAN, A. M. Qualitative Data Analysis: An Expanded Sourcebook. 2 ed. Thousand Oaks: Sage, 1994.
PRASAD, P. Crafting Qualitative Research. New York: Sharpe, 2005.
PRATT, M. G. For the lack of a boilerplate: tips on writing up (and reviewing) qualitative research. Academy Of Management Journal, v.52, n.5, p.856-862, 2009.
SCOTT, J. C. A Matter of Record: Documentary Sources in Social Research. Cambridge: Polity Press, 1990.
SEIDMAN, I. Interviewing as qualitative research: a guide for researchers in education and the social sciences. 2 ed. Nova York: Teachers College Press, 1997.
STRAUSS, A.; CORBIN, J. Basics of qualitative research: techniques and procedures for developing Grounded Theory. 2. Ed. Thousand Oaks: Sage, 1998.
WEICK, K.E.; SUTCLIFFE, K.M.; OBSTFELD, D. Organizing and the Process of Sensemaking. Organization Science, v.16, n.4, p.409-421, 2005.
WEITZMAN, E. software and qualitative research. In: DENZIN, N. e LINCOLN, Y. Handbook of qualitative research. 2nd. Ed. Thousand Oaks: Sage, 2000.
WEITZMAN, E.; MILES, M. Computer programs for qualitative data analysis: a software source-book. Thousands Oaks: Sage, 1995.