Informações

Primeiro Acesso

A Educação a Distância é uma modalidade de ensino mediada por tecnologias em que alunos e professores não precisam frequentar o mesmo ambiente para que as aulas aconteçam. Mais que uma ferramenta de ensino/aprendizado, o método Educação a Distância desenvolve o senso de autonomia do aluno, proporcionando uma experiência de automotivação e conforto fundamentais para os dias de hoje.

Sempre atenta às demandas de tecnologias que possibilitam um aprendizado de qualidade, o CAMPUS VIRTUAL UNIFACCAMP investe em equipamentos, estrutura e corpo docente para oferecer aos seus alunos uma das melhores plataformas de educação a distância do país. A Graduação foi especificamente criada para atender à demanda social do mercado.

Os cursos oferecidos pela modalidade de Educação a Distância (EAD) do CAMPUS VIRTUAL UNIFACCAMP são Autorizados pelo MEC e oferecem diploma com o mesmo reconhecimento dos cursos presenciais. O processo de ensino se dá por meio de um conteúdo atualizado, vídeos, desafios, fóruns e atividades que são disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do aluno.

Para tirar dúvidas e prestar atendimento pedagógico, os alunos contam com uma equipe de profissionais, tanto no polo quanto em seu AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), que estão disponíveis para acompanhar o aluno durante toda a jornada acadêmica.

Mais que oferecer uma plataforma de ensino segura e de qualidade, os cursos da Educação a Distância do CAMPUS VIRTUAL UNIFACCAMP são uma oportunidade para que você faça sua Graduação de maneira autônoma e econômica. Afinal, é o aluno que organiza seu tempo e controla o seu desenvolvimento, com flexibilidade para estudar em qualquer lugar, a hora que lhe for conveniente.

Turma

Com a Educação a Distância UNIFACCAMP você poderá iniciar seu curso tecnólogo em qualquer mês do ano letivo.

Consulte as turmas previstas para os cursos Tecnológicos:

  • T01 - 06/08/2018
  • T02 - 27/08/2018
  • T03 - 17/09/2018
  • T04 - 08/10/2018
  • T05 - 29/10/2018
  • T06 - 11/02/2019
  • T07 - 04/03/2019
  • T08 - 25/03/2019
  • T09 - 15/04/2019
  • T10 - 06/05/2019

Consulte a turma prevista para os cursos de Bacharelado e Licenciatura:

  • T01 - 06/08/2018*

*Após esta data entrar em contato com a secretaria.

Para consultar o calendário acadêmico semestral clique aqui

Agende seu vestibular clicando aqui ou através do telefone (11) 4812-9400 ou 0800-7704949.

Metodologia

Os cursos de graduação a distância oferecidos pelo CAMPUS VIRTUAL UNIFACCAMP são organizados por módulos ofertados mensalmente.

Para uma melhor dinâmica pedagógica de ensino e aprendizagem do curso, no sentido do aprofundamento dos estudos e da construção de conhecimentos de forma proativa e participativa, na interação com professores-tutores por meio do AVA, estabeleceu-se a dinâmica de oferta matrícula por disciplina, em conformidade com o Regimento Geral do UNIFACCAMP.

Fóruns
Por meio do fórum, o aluno tem a oportunidade de construir o conhecimento de forma colaborativa, debatendo com seus colegas de curso, professores-tutores mediadores o tema proposto, o que contribuirá para o desenvolvimento do seu senso crítico.

Atividades On-line
Durante o módulo e o andamento das disciplinas, diversas atividades avaliativas são realizadas de forma on-line, no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

Estudos Integradores
Estudos Integradores são atividades relativas às disciplinas ministradas nos semestres, que visam à melhoria da qualidade educacional, nivelamento e aprofundamento de temas relativos às disciplinas e de conhecimentos gerais que facultem formação onilateral do discente. Podem ser atividades de leitura, produção de artigos, fichamentos, práticas do curso, projetos e relatórios de visitas técnicas, entre outras.

Avaliação Presencial
O modelo pedagógico contempla a realização de momentos presenciais obrigatórios, tais como: prova presencial e prova substitutiva, de acordo com a legislação vigente – Art. 1.º, §1.º do Decreto n.º 5.622, de 19 de dezembro de 2005, que regulamenta o Art. 80 da Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. As provas são aplicadas de acordo com o calendário acadêmico e realizadas nos polos de apoio presencial. São individuais e sem consulta.

Exame Final Integralizado
Em caso de reprovação, ou seja, se o aluno não ter alcançado NF igual ou superior a 6 (seis) na composição final de sua nota, será facultado a ele a realização de Exame Final (EF) e em casos excepcionais o Exame Especial (Substitutivo), a critério da avaliação da coordenação do curso.

Exame Especial (Substitutivo)
O Exame Especial (Substitutivo), em caráter excepcional, destina-se aos alunos que não puderem realizar o exame Final aos sábados por motivos religiosos, de trabalho e ou por circunstâncias alheias à vontade, desde que devidamente comprovado, mediante pagamento de taxa.

Para visualizar a composição da nota clique aqui

Recursos Educacionais

Em cada disciplina está disponível uma série de recursos educacionais que servem como base e apoio para os estudos.

Biblioteca central da sede em Campo Limpo Paulista:
Com um rico acervo, a biblioteca central possui mais de 48.040 mil exemplares físicos, 2633 multimeios, coleções de periódicos nacionais e estrangeiros. O aluno tem acesso à base de dados de periódicos eletrônicos multidisciplinar ACM, IEEE, CAPEs, EBSCO e LTR. Encontram-se disponíveis em texto completo, sendo permitido salvar os artigos pesquisados e enviá-los por e-mail. Contam, ainda, com acesso a Biblioteca Saraiva online.

Biblioteca do Polo:
Em cada polo de apoio presencial, o aluno também conta com uma biblioteca com acervo específico.

Para conhecer mais sobre a metodologia do curso pretendido visite a páginas do curso no portal do UNIFACCAMP.

Legislação EAD

No Brasil, as bases legais para a modalidade de educação a distância foram estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996), que foi regulamentada pelo Decreto n.º 5.622, publicado no D.O.U. de 20/12/05 (que revogou o Decreto n.º 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, e o Decreto n.º 2.561, de 27 de abril de 1998) com normatização definida na Portaria Ministerial n.º 4.361, de 2004 (que revogou a Portaria Ministerial n.º 301, de 07 de abril de 1998).

Em 3 de abril de 2001, a Resolução n.º 1, do Conselho Nacional de Educação estabeleceu as normas para a pós-graduação lato e stricto sensu.

Específico para EDUCAÇÃO SUPERIOR na modalidade de Educação a Distância:

No caso da oferta de cursos de graduação e educação profissional em nível tecnológico, a instituição interessada deve credenciar-se junto ao Ministério da Educação, solicitando, para isto, a autorização de funcionamento para cada curso que pretenda oferecer. O processo será analisado na Secretaria de Educação Superior, por uma Comissão de Especialistas na área do curso em questão e por especialistas em educação a distância. O Parecer dessa Comissão será encaminhado ao Conselho Nacional de Educação. O trâmite, portanto, é o mesmo aplicável aos cursos presenciais. A qualidade do projeto da instituição será o foco principal da análise. Para orientar a elaboração de um projeto de curso de graduação a distância, a Secretaria de Educação a Distância elaborou um documento com Indicadores de qualidade para cursos de graduação a distância, disponível no site do Ministério para consulta. As bases legais são as indicadas no primeiro parágrafo deste texto.
Saiba mais sobre EAD no site da Secretaria de Educação a Distância do MEC (http://portal.mec.gov.br/seed/).

Perguntas Frequentes

O que é Educação a Distância?

Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de ensino virtual, onde você estuda onde estiver e quando quiser através de uma metodologia de ensino diferenciada, materiais didáticos preparados para atender o aluno e sanar suas dúvidas através do contato com professores online.

Como funciona o Educação a Distância?

A Educação a Distância utiliza de tecnologias de comunicação para apresentar todo o conteúdo das aulas, garantindo sua aprendizagem e desempenho através de Fóruns, Atividades e vídeos.

Há um cronograma de aulas que é proposto ao aluno no início de suas aulas, informando a quantidade de unidades de estudo, data das avaliações e um plano de estudo para que o aluno possa se organizar semanalmente para atingir os objetivos ao final de cada módulo do curso. O aluno define o tempo e os dias da semana que irá estudar, tirando suas dúvidas junto aos professores online que estarão à disposição.

A Educação a Distância UNIFACCAMP proporciona um aprendizado de fácil compreensão através de materiais que contemplam conteúdos atualizados, trabalhando assim de maneira efetiva.

Quais as vantagens de estudar com a modalidade Educação a Distância?

A Educação a Distância UNIFACCAMP busca oferecer um ensino de qualidade e um atendimento diferenciado aos seus alunos, para desta forma atender a demanda que o mercado necessidade no momento. Com os cursos UNIFACCAMP o aluno terá a oportunidade de estudar onde e quando quiser, fazer as avaliações presenciais no polo escolhido, tendo o mesmo conteúdo e qualidade dos cursos presenciais. Nesta modalidade o aluno tem acesso às respostas de quaisquer dúvidas que possam surgir, diretamente com o professor- tutor responsável pela disciplina.

Os cursos oferecidos são credenciados?

O AVA será sua sala de aula durante todo o curso e é através deste sistema que você irá acessar suas notas, acompanhar os Fóruns, materiais de leitura, discussão, vídeos e tudo que for relacionado a parte pedagógica de seu curso. Através deste sistema, você também fará toda interação com seu professor online com questionamentos que poderão ser relacionados tanto ao conteúdo programado para estudo como também do manuseio do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Há aulas presenciais na EAD UNIFACCAMP?

Não há aulas presenciais na Educação a Distância UNIFACCAMP, existirão encontros opcionais que serão agendados com antecedência para que o aluno possa aprender ainda mais sobre os conteúdos estudados durante as aulas no ambiente virtual.

O único encontro presencial que é obrigatório será para fazer a avaliação, este será no final do semestre letivo e a data é informada no início do curso através do cronograma das disciplinas e Atividades.

Como se dá a relação entre professor-tutor e aluno?

No Educação a Distância UNIFACCAMP, o professor-tutor estará à disposição do aluno para quaisquer dúvidas que possam ocorrer. Caso o aluno tenha alguma dúvida sobre o conteúdo programático que está no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) terá um chat que será seu canal direto com o professor-tutor.

Como funcionam as aulas de Educação a Distância?

Todo o curso acontece no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), onde o aluno terá espaço para desenvolver suas Atividades, assistir os vídeos, leitura de artigos, desafios, exercícios e demais Atividades. O acesso ao AVA será disponibilizado ao aluno no início de suas aulas, sendo que este acesso é pessoal e intransferível.

No AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) o aluno tem acesso também a:

Notas Apresenta as notas das Atividades desenvolvidas ao longo de todo o curso
Conteúdo Todo o conteúdo didático será disponibilizado pelo AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem)
Perfil do aluno As principais informações do aluno estarão disponíveis neste espaço, lembre-se de mantê-las sempre atualizadas
Fórum O UNIFACCAMP disponibiliza tres tipos de Fóruns para seus alunos dos cursos de EaD.
Fórum de Notícias: A IES (Instituição de Ensino Superior) manterá seus alunos informados de todas as Atividades e novidades que ocorram durante seu curso.
Fórum de Dúvidas: Todas as dúvidas de qualquer natureza os alunos colocarão neste Fórum e o professor-tutor direcionará os assuntos.
Fórum de Discussão: Este Fórum é avaliativo e haverá atribuição de notas, então, quanto mais o aluno participar maior a chance de melhorar sua nota final. Os alunos deverão prestar atenção pois este Fórum tem uma data de ínicio e uma data para o seu encerramento
Atividades Online Estas Atividades serão postadas no AVA (Ambiente Virtual de Aprensizagem) também com prazos definidos para que o aluno possa realiza-las em tempo hábil. Elas serão avaliativas e irão compor a Nota Final
Projeto Integrador É uma Atividade também avaliativa e o aluno fará pesquisa sobre um eixo de discussão. Serão oferecidos oito eixos

Como o aluno irá tirar as dúvidas?

O aluno terá à disposição o Fórum de Dúvidas e um Chat através do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) um espaço de relacionamento com o professor-tutor e tirar suas dúvidas pertinentes ao conteúdo ou relacionadas ao sistema AVA.

É necessário ter habilidades com computador para cursar a graduação na modalidade a distância?

É importante que o aluno tenha noções básicas de como utilizar as ferramentas da internet para que possa acessar os conteúdos propostos pelo UNIFACCAMP, porém todo o passo a passo de acesso ao site é enviado ao aluno para que não tenha dúvidas no acessar o material online.

De quanto tempo o aluno deve dispor, por semana, para realizar o curso?

De acordo com o curso escolhido a quantidade de horas poderá variar, sendo importante o aluno reservar horas de acesso semanalmente para que o conteúdo não acumule, não havendo um padrão de horas de acesso.

As horas de estudo devem ser seguidas semanalmente, inclusive para que se cumpra a entrega das Atividades propostas como os Fóruns de Discussão e também exercícios.

O que precisa ser acessado para ter registro de frequência e notas?

É necessário acessar todo o conteúdo proposto no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), realizar as leituras e participar de todas as Atividades propostas pelo professor-tutor durante o semestre. Todos os acessos ao AVA serão registrados pelo sistema e a participação nas Atividades irá compor a nota final do aluno.

Pode ser feita eliminação de matérias?

Sim, em caso de eliminação de matéria é necessário solicitar na secretaria uma análise da grade curricular, dessa forma o coordenador do curso irá avaliar a melhor forma de eliminação de disciplinas já cursadas em outros cursos de graduação e alocação das disciplinas que faltam para completar o curso.

Quantas vezes no semestre o aluno deve comparecer à UNIFACCAMP ou no polo?

No curso de Educação a Distância existem encontros presenciais opcionais (Atividades extraclasse agendadas com antecedência e divulgadas no cronograma de aulas) e também o encontro final para realização a avaliação integradora. O encontro presencial é realizado uma vez ao final do semestre, ou seja, ao finalizar um conjunto de disciplinas o aluno deverá comparecer na data agendada no cronograma de aulas para realização de sua avaliação, caso haja reprova haverá a necessidade de fazer o exame final que também é presencial.

Quais são os dias que o aluno poderá fazer a prova? Pode-se fazer o agendamento de provas?

A avaliação integralizada é realizada no final do semestre e sua data é informada no início do curso através do cronograma de datas. Normalmente a prova acontece aos sábados pela manhã no polo escolhido pelo aluno, caso o aluno não tenha obtido a nota suficiente para sua aprovação poderá realizar o exame em data pré-definida pelo UNIFACCAMP, esta data também constará no cronograma. As datas de avaliações não podem ser agendadas, porém todas as datas são informadas com antecedência.

Qual será o método de avaliação?

A avaliação do aluno é feita de duas maneiras, sendo a primeira através da participação nas Atividades propostas pelo professor-tutor no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), desta forma a participação em Fóruns de Discussão e Atividades irão compor 40% da nota final. Já os 60% restantes será composto pela avaliação integralizada que é realizada presencialmente no polo escolhido do UNIFACCAMP em data previamente informada através do cronograma enviado no início o do curso.

O que é a avaliação integralizada?

É uma avaliação que contemplará todos os conteúdos das disciplinas que foram estudadas durante o semestre, esta avaliação é elaborada e corrigida pelos professores das disciplinas e após a correção a nota será lançada no AVA para acompanhamento.

O que fazer se o aluno não puder comparecer à prova?

Caso o aluno não consiga comparecer na data da avaliação final, o aluno poderá solicitar o exame substitutivo, sendo que esta data também estará previamente informada pelo UNIFACCAMP.

Se o aluno não se adaptar ao curso escolhido, ele poderá pedir transferência para um curso presencial?

O aluno pode a qualquer momento solicitar transferência para um curso presencial desde que haja vaga disponível e verifique junto a secretaria de seu polo as informações e regras para que isto aconteça. Serão objetos de estudos, o tempo do curso, disciplinas e valores.

O aluno pode fazer disciplinas presenciais e outras a distância?

O curso oferecido pelo UNIFACCAMP é 100% a distância, desta forma todas as disciplinas serão oferecidas nesta modalidade.

É possível utilizar o laboratório do UNIFACCAMP caso não possa fazer a aula do trabalho ou de casa?

O UNIFACCAMP disponibiliza diversos laboratórios para uso durante as aulas, caso o aluno precise fazer seus estudos no polo, poderá utilizar a biblioteca que contêm computadores, gabinetes reservados e espaço para pesquisa e estudos.

Existe diferença de conteúdo do curso presencial ou a distância?

Não há diferença dos conteúdos presenciais para os cursos na modalidade a distância.

Existe horário específico para fazer as aulas a distância, ou, as aulas podem ser realizadas a qualquer hora?

A modalidade de Educação a Distância proporciona ao aluno a flexibilidade de estudar o horário que quiser, devendo se atentar apenas as datas de entregas das Atividades Online.

As aulas precisam ser acessadas todos os dias?

O ideal é reservar um período de estudo diário para acessar o conteúdo proposto pelo professor-tutor, desta forma o aprendizado será ainda mais eficaz, porém este horário é definido pelo próprio aluno de acordo com sua disponibilidade.

Existe horário para a realização do Fórum?

Não há um horário para participação dos Fóruns, assim o aluno acessa e discute de acordo com sua disponibilidade. Porém, todos os Fóruns ficam disponíveis para a participação do aluno durante um período estabelecido pelo professor-tutor da disciplina, assim a interação deve acontecer dentro das datas informadas no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

O UNIFACCAMP possui biblioteca? O aluno poderá utilizar o local?

A biblioteca do UNIFACCAMP está disponível para todos os alunos da modalidade presencial e a distância e conta com volumes exclusivos, onde o aluno pode ler na biblioteca ou ainda emprestar os livros para leitura em outros locais através do empréstimo de livros. A consulta do acervo pode ser realizada presencialmente ou ainda no site do UNIFACCAMP.

Para retirada de livros o aluno deve verificar na biblioteca durante o horário de atendimento para realizar o empréstimo. Além da biblioteca UNIFACCAMP o aluno também pode consultar diretamente no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) a biblioteca virtual que conta com exemplares para consulta.

Em qual mês o aluno poderá iniciar o curso?

O curso na modalidade a distância é oferecido de maneira modular, ou seja, o aluno pode iniciar o curso no início de qualquer módulo, desta forma o início pode acontecer em qualquer mês do ano, basta consultar a secretaria as datas de início de cada módulo.

Como será feito com as disciplinas não cursadas?

Como o curso é oferecido de maneira modular, as disciplinas que não forem estudadas no início do curso, serão automaticamente estudadas no final.

Qual a mensalidade e as condições de pagamento do curso?

Essa informação pode ser obtida no site do UNIFACCAMP no link Tesouraria

Fale Conosco

Mensagem